segunda-feira, 13 de abril de 2015

SECRETÁRIAS DAS PARÓQUIAS DA REGIÃO REFLETEM A "EVANGELII GAUIDIUM"

Aconteceu nesta quinta-feira (9), na sede da Cúria da Lapa a Formação das secretárias da Região Lapa sobre a Exortação apostólica do Papa Francisco Evangelii Gaudium - A alegria do Evangelho.



O orientador foi o  Padre Mário Lopes, padre Paulino que falou sobre a importância do documento e sua repercursão.

O Evangelii Gaudium (em latim) ou Alegria do Evangelho (em português), é a primeira Exortação Apostólica pós-Sinodal escrita pelo Papa Francisco. Foi publicada no encerramento do Ano da Fé, no dia 24 de novembro do ano de 2013.
Como a maioria das exortações apostólicas, foi escrita após uma reunião do Sínodo dos Bispos, neste caso, a XIII Assembleia Geral Ordinária sobre A Nova Evangelização para a transmissão da fé cristã. Abrangendo vários temas, trata principalmente sobre a evangelização.


A exortação é dividida em cinco capítulos:
A transformação missionária da Igreja;
Na crise do compromisso comunitário;
O anúncio do Evangelho;
A dimensão social da Evangelização;
Evangelizadores com Espírito

O tema principal é o anúncio missionário do Evangelho e sua relação com a alegria cristã, mas fala também sobre a paz, a homilética, a justiça social, a família, o respeito pela criação (ecologia), o ecumenismo e o diálogo inter-religioso, e o papel das mulheres na Igreja.
Também critica o consumo da sociedade capitalista, e insiste que os principais destinatários da mensagem cristã são os pobres. Acusa também o atual sistema econômico de ser injusto, baseado na tirania do mercado, a especulação financeira, a corrupção generalizada e a evasão fiscal.