quarta-feira, 4 de fevereiro de 2015

INSCRIÇÕES PARA A CATEQUESE 2015

A introdução de uma criança na vida religiosa começa em casa, desde o seu nascimento. A família, como Igreja doméstica, deve ser o berço da iniciação cristã. A presença dos pais na vida dos filhos passa pelo amor, respeito, exemplo e valores. É na catequese familiar que se aprende o amor a Deus e o respeito à Igreja. A oração deve ser aprendida em primeiro lugar na Igreja domiciliar, que é o lar.
A catequese ministrada na Igreja é um processo de educação na fé e maturidade dentro de uma comunidade, levando a uma consciente e ativa participação do mistério litúrgico e estimulando uma ação apostólica. É através da catequese também que a criança se prepara para a realização da sua Primeira Eucaristia.
A catequese não se restringe aos encontros semanais. Isso é parte de uma estrutura que envolve a dinâmica de tornar crianças e adolescentes cristãos comprometidos com o Reino de Deus, com a sua Palavra, a comunidade, sua família e consigo mesmo. Todo esse cuidado visa criar uma nova postura ante uma sociedade que privilegia o passageiro, o momentâneo, o fulgaz.
A catequese não é apenas ensino de conteúdo durante um período na vida de crianças e adolescentes. “A catequese é um aprendizado dinâmico da vida cristã (…) vai além do ensino, ela põe em prática a dinâmica do encontro com Jesus Cristo (…) ela educa para a vida de comunidade.”(Doc CNBB 84 – 40). Se uma análise de consciência for feita, muitos chegarão à conclusão de que, na maioria das vezes, não valorizam a vida catequética de seus filhos na comunidade. Essa educação é trocada por outras coisas supérfluas e não é dado o devido valor no que mais importa: formação religiosa e espiritual.
Os pais proporcionam a seus filhos cursos de esportes, língua inglesa, instrumentos musicais, atividades excelentes para crianças. Entretanto, omitem-se nos caminhos para esclarecer a fé em Cristo. Não aprenderam ou esqueceram que Jesus é a “luz do mundo” (Jo8,12).
Uma boa reflexão é o que é mais importante: educar seu filho na fé ou abrir mão de algumas atividades de lazer por dois anos? Deus não tira férias ou folga dos seus filhos, mas é preciso que cada um faça sua parte.
Lembrar do exemplo do próprio Jesus é um ótimo exercício. Ele viveu com os apóstolos para prepará-los com seus ensinamentos. Foram três anos de caminhada e, ainda sim, no momento da cruz, muitos vacilaram.

INSCRIÇÕES PARA A CATEQUESE 2015: 


O primeiro encontro da Catequese com todas as crianças e pais, acontecerá no dia 21 de fevereiro às 10 horas na Igreja. 
Em nossa Paróquia, a Catequese para Primeira Eucaristia dura dois anos e a crianças podem ingressar com 8 anos de idade; A primeira comunhão é feita no final do segundo ano de preparação, quando a criança tiver ao menos 9 anos. 

As crianças menores que tiverem 7 anos poderão participar dos encontros de iniciação. 
Os encontros acontecerão aos Sábados 9h

As inscrições vão até o dia 27 de fevereiro, na secretaria da paróquia. É preciso levar uma foto 3x4, cópia da certidão de nascimento ou da carteira de identidade da criança. Se já participou um ano de catequese em outra paróquia, deve trazer atestado da paróquia que comprove. 
Após a Primeira Eucaristia, as crianças são convidadas a participar do grupo de Perseverança, que se reúne aos sábados, no Centro Comunitário da Pituba, também às 9 horas 



Adultos e jovens que ainda não foram batizados ou não fizeram a primeira Comunhão ou não foram crismados, também podem se inscrever para a catequese de adultos.