quarta-feira, 18 de fevereiro de 2015

FALECEU O PADRE FRANÇA, DA SOCIEDADE JOSELEITOS DE CRISTO

Faleceu aos 60 anos, na madrugada de segunda-feira,16, na cidade de Taubaté, interior paulista, o Padre Francisco Gonçalves de Souza, popularmente conhecido por Padre França. O sacerdote estava internado em Taubaté, para tratamento de um câncer de próstata, doença que o levou a morte.


Natural de Missão Velha – CE, chegou em Quijingue no ano de 1982 onde atuou como Diretor de Colégios dos Joseleitos e Pároco da Paróquia São João Batista por 26 anos. Dinâmico diretor   e pastor, promoveu eventos sociais, cívicos, culturais, esportivos e religiosos, sobretudo. Além de presidente da Liga Desportiva Quijinguense de Futebol, implantou cursos profissionalizantes de nível médio, criou a Fundação Padre França (Emissora de Rádio Comunitária), entre outros. Pelos bons serviços prestados à comunidade foi agraciado com o título honorífico de ‘Cidadão Quijinguense’ concedido pela Câmara Municipal de Vereadores. Padre França dedicou seu sacerdócio à educação e de modo especial, ao trabalho com a juventude. Utilizou-se da música para evangelizar, deixando alguns cds gravados.


Nas primeiras horas do dia 16, o corpo do Padre França foi velado na Paróquia Nossa Senhora da Conceição – Quiririm (Taubaté – SP), onde exerceu o seu ministério por algum tempo, depois de ser transferido de Campos do Jordão.
Às 9h, o Vice-Diretor Geral da Sociedade Joseleitos de Cristo, Pe. Júlio Cesar de Mello Almo, sjc, presidiu a primeira missa de corpo presente, que contou com a presença de dezenas de fiéis de Taubaté, Campos do Jordão e São Paulo, seminaristas joseleitos da Filosofia e da Teologia, Irmãs do Divino Mestre que residem em Cruzeiro – SP e seminaristas Mercedários. Concelebraram a Eucaristia, 10 sacerdotes joseleitos, um sacerdote da Diocese  e um Diácono Permanente da Diocese de Taubaté.


Missa de Corpo Presente em Taubaté - SP



Após a missa, o Corpo seguiu para o Aeroporto de Guarulhos em direção à Salvador, onde os Padres Joseleitos da Casa Geral o aguardavam. De lá, o corpo prosseguiu para Quijingue – BA, onde Pe. França exerceu 26 anos do seu ministério.

Matriz da Paróquia S. João Batista - Quijingue - BA

Por volta das 4h da terça-feira o corpo do Padre França foi recebido por uma multidão de fiéis na Igreja de São João Batista onde foi velado e a segunda missa de corpo presente foi celebrada. Em seguida, foi levado para a cidade de Tucano, onde foi  velado no Seminário São José (Casa Mãe da Sociedade Joseleitos de Cristo), até as 15h30.


Seminário São José - Tucano - BA


Às 16 horas foi celebrada a última missa de corpo presente, presidida pelo Diretor Geral da Sociedade Joseleitos de Cristo, Pe. Francisco de Barros Barbosa e concelebrada por inúmeros sacerdotes. Após a missa, o cortejo retornou para o Seminário São José, onde às 17h30 foi sepultado na Capela mortuária Nossa Senhora das Graças, localizada no Seminário.