quinta-feira, 12 de novembro de 2015

DICA DE CINEMA



Em dezembro de 2013 chegava aos cinemas espanhóis o drama documentário - ou “docudrama” - Terra de Maria, de Juan Manuel Cotelo, diretor ainda pouco conhecido. E, como ocorre com muitos filmes europeus, apenas recentemente as salas brasileiras receberam cópias para exibição.


Com a proposta de investigar todos aqueles que acreditam em Deus, na Virgem Maria e em Jesus Cristo, Cotelo se apresenta - sim, além de escrever e dirigir, ele também é o ator principal do longa - como o Advogado do Diabo. Disposto a ir até as últimas consequências, o protagonista sai em uma jornada mundo afora tentando desmistificar uma crença aparentemente baseada em um conto de fadas.

Para construir uma linha narrativa que, apesar de muito simples e pouco criativa, funciona ao amarrar os entrevistados ao argumento principal, foram utilizados alguns recursos cômicos, cenas documentais com pessoas reais e atores para representar passagens do Novo Testamento Católico Apostólico Romano.


Os crentes na fé certamente aprenderão novas lições por intermédio das experiências de vida compartilhadas.

Tecnicamente, o longa peca ao não explorar por outros prismas as entrevistas realizadas, como faria um documentário genuíno. Ao final da projeção, fica clara a intenção tendenciosa do roteiro, entretanto a falta de esmero do mesmo é amenizada pelas histórias de vida contadas por pessoas que se dedicam à caridade e auxílio ao próximo, como o panamenho Francisco Verar e o mexicano Salvador Iñiguez. Da mesma forma, são comoventes as jornadas da ex-modelo colombiana Amada Rosa Pérez, que foi do céu ao inferno após um aborto, e do americano John Bruchalski que enquanto estudante de medicina terminava com gravidezes indesejadas de suas pacientes. 

Se submetermos a obra ao crivo apenas técnico, não será possível extrair um grande e impactante filme, mas aqueles crentes na fé que permeia o mesmo certamente aprenderão novas lições por intermédio das experiências de vida compartilhadas e das mensagens deixadas. Talvez a que mais chame a atenção é a de Verar, quando diz que "devemos amar a Deus com todo o coração, pois desta maneira o homem vive feliz e em harmonia. Quando ele tira Deus do coração, reina o orgulho, a soberba e a destruição”. 

Caso queria conhecer mais, visite o site oficial: www.terrademaria.com.