sexta-feira, 21 de agosto de 2015

PREFEITO DA CONGREGAÇÃO PARA OS INSTITUTOS DE VIDA CONSAGRADA E SOCIEDADES DE VIDA APOSTÓLICA FALA AOS RELIGIOSOS NA CATEDRAL DA SÉ

A Catedral Metropolitana Nossa Senhora da Assunção e São Paulo (Sé) ficou lotada para o encontro dos religiosos, religiosas consagrados com o prefeito da Congregação para os Institutos de Vida Consagrada e as Sociedades de Vida Apostólica, Cardeal João Braz de Aviz, na tarde desta quarta-feira, 19.

O evento aconteceu no contexto do Ano da Vida Consagrada e reuniu religiosos que atuam em todo o Estado de São Paulo. Também participaram o arcebispo de São Paulo, Cardeal Odilo Pedro Scherer, o bispo auxiliar e referencial para a vida consagrada na Arquidiocese, Dom Julio Endi Akamine, o arcebispo emérito de Passo Fundo (RS), Dom Antonio Carlos Altieri, e o coordenador do Regional São Paulo da Conferência dos Religiosos do Brasil (CRB), Padre Rubens Pedro Cabral.

Em sua reflexão, Dom João Braz lembrou os 50 anos do decreto conciliar Perfectae Caritatis. Também recordou a constituição dogmática Lumen Gentium, que situou os religiosos como parte integrante dos membros do povo de Deus que é a Igreja. “Sem eles e elas falta uma parte importante desse povo. Por outro lado os religiosos e as religiosas não inseridos na grande família da Igreja, isto é, neste grande e único povo de Deus, perdem o horizonte mais importante de seu carisma”, disse.

Ainda de acordo com o Cardeal Aviz, o Ano da Vida Consagrada, instituído pelo Papa Francisco, se baseia em três palavras-chave: Evangelho, profecia e esperança.

Em seguida, Dom João Braz respondeu a algumas perguntas dos consagrados sobre temas como a relação das novas tecnologias com a formação dos religiosos, as jovens vocações, as leigas consagradas, a relação dos consagrados com as comunidades paroquiais., entre outros. 

O encontro foi encerrado com uma celebração eucarística presidida pelo Cardeal Aviz.

Os padres joseleitos Barbosa (Diretor Geral), Júlio Cesar (Vice Diretor), Erculino, Raimundo e quatro junioristas estudantes de Teologia em Taubaté, participaram do evento, depois de um almoço de confraternização em nossa Paróquia, que contou ainda, com a presença dos Padres Veloso e Sílvio. 

 (Redação O São Paulo)