quarta-feira, 12 de agosto de 2015

13 CURSO DE ATUALIZAÇÃO DO CLERO DE SÃO PAULO

De 3 a 6 de agosto, aconteceu em Itaici (Indaiatuba-SP), a 13ª edição do Curso de Aprofundamento Teológico e Pastoral do Clero da Arquidiocese de São Paulo, com o tema "Deus na cidade". Neste ano, o curso contou com cerca de 260 participantes - entre bispos, padres e equipes de trabalho. 

Na oração da Hora Média do dia 03, o Cardeal Odilo Pedro Scherer já falou sobre o tema, recordando a experiência do profeta Jonas, enviado por Deus para anunciar o Evangelho na grande cidade. 

Em sua primeira conferência, o assessor do curso, Padre Carlos Galli, de Buenos Aires (Argentina), fez uma reflexão sobre o significado de realizar pastoral numa grande cidade. Ele destacou o fato de toda a América Latina ser majoritariamente urbana, e lembrou que a Conferência de Aparecida adotou a frase "Deus vive na cidade" no lugar de "Deus habita na cidade".

Padre Galli também destacou o fato de que os 3 primeiros documentos do Papa Francisco - Lumen Fidei, Evangelii Gaudium e Laudato Sì - abordam a problemática da pastoral e da evangelização nos contextos urbanos. Padre Carlos Galli é autor do livro "Deus vive na cidade". O curso vai até quinta-feira, 6. 







Noite cultural

As atividades do primeiro dia do Curso foram encerradas com a apresentação do espetáculo "A língua em pedaços", baseado em textos de Santa Tereza D'Avila. Em seguida, houve um bate papo com os atores. A peça está em cartaz no teatro Eva Herz, na Livraria Cultura do Conjunto Nacional da Paulista, aos sábados, às 18h.