terça-feira, 13 de maio de 2014

CARDEAL E VIGÁRIO EPISCOPAL DA BRASILÂNDIA ESCREVEM SOBRE A VIOLÊNCIA EM SÃO PAULO


Aparecida, 3 de maio de 2014.

Caríssimos Padres, Diáconos, Religiosos, Religiosas,
 Fiéis Leigos e Leigas da Região Episcopal Brasilândia,

 Na noite de ontem, chegou ao nosso conhecimento a notícia da morte dos jovens: Igor Caique Silva (17), Cleiton Martins de Oliveira (18) e Marcus Vinicius de Oliveira (22), ocorridas no dia dezesseis de abril último, na Praça Sete Jovens, no Jardim Tereza - Jardim Elisa Maria; e de Lucas Otavio da Silva Lima (17) e Matheus Jackson da Silva (17), ocorridas na noite do dia trinta de abril, na Rua Manoel Honorato, Parque Belém, a 650 m da Praça Sete Jovens.
 Pela descrição do crime, além dos mortos outros jovens ficaram gravemente feridos; e um deles, vítima do ultimo atentado, continua hospitalizado em estado grave.
 Queremos, antes de tudo, manifestar às famílias dos jovens mortos nosso mais profundo pesar e nossa proximidade neste momento de dor. Estamos certos de que Deus, na sua bondade, haverá de acolher estes seus filhos junto de si e os fará participar da sua alegria eterna. Mas queremos também manifestar à Paróquia Imaculado Coração de Maria, no Jardim Elisa Maria, e à Paróquia Espírito Santo, no Parque Belém, nossa proximidade, neste momento de tensão e medo, animando-as a perseverarem no esforço de fazer prevalecer a cultura da paz sobre toda forma de ódio e violência.
Muitas famílias, sobretudo aquelas mais próximas dos jovens assassinados e feridos, provam sentimentos de indignação e dor pela morte destes jovens e pelos ferimentos que alguns outros sofreram; um clima de pânico e total insegurança toma conta das comunidades atingidas. Queremos dizer-lhes que rezamos a Deus por elas, certos que a justiça divina prevalecerá sobre todo medo e sentimento de vingança.
 Nestes dias da Assembleia da CNBB, embora ausentes da Arquidiocese, acompanhamos os fatos e estamos bem unidos a todos na nossa oração. Que Nossa Senhora da Conceição Aparecida interceda por todos, para que a paz volte a reinar nestes bairros atingidos pela violência, que tem vitimado jovens de famílias pobres, que anseiam por condições dignas de vida e de trabalho.
 Manifestamos nossa esperança de que os crimes sejam apurados e esclarecidos o mais breve possível e os responsáveis por eles sejam responsabilizados perante a Lei. Mas, ao mesmo tempo, fazemos um apelo a todos os homens e mulheres de boa vontade para que se  unam numa grande oração pelas famílias que choram seus filhos, invocando de Deus o dom da paz e da harmonia para a população destes bairros tão sofridos; e que, ao mesmo tempo, se empenhem para que os crimes e a violência não sejam tolerados e acolhidos nas comunidades, mas sejam identificados e punidos.

Que todos sejamos instrumentos da verdadeira paz!



 Dom Odilo Pedro Scherer 
 Arcebispo de S. Paulo 

Dom Milton Kenan Júnior
Bispo Auxiliar de São Paulo


 Região Episcopal Brasilândia