terça-feira, 5 de julho de 2016

DE ESPERANÇA EM ESPERANÇA



A Catedral da Sé estava lotada na manhã do sábado, (2), para celebrar o jubileu de ouro episcopal do Cardeal Paulo Evaristo Arns, arcebispo emérito da Arquidiocese de São Paulo. Familiares, amigos, padres, religiosos, e leigos de diversas regiões da cidade de São Paulo estiveram presentes para homenagear Dom Paulo, o Cardeal do povo.

A missa foi presidida pelo Cardeal Dom Odilo Pedro Scherer, arcebispo metropolitano contou com a presençade arcebispos, e bispos de todo o Brasil, e também de cinco cardeais. Entre eles Dom Cláudio Hummes,assim como Dom Paulo também arcebispo emérito de São Paulo; Dom Orani João Tempesta, arcebispo do Rio de Janeiro e Dom Raymundo Damasceno Assis, arcebispo de Aparecida.

O Núncio Apostólico no Brasil, Dom Giovanni D'Aniello, participou da missa e em nome do Papa Franciscoleu a mensagem enviada pelo Pontífice, ressaltando a dedicação do Cardeal Arns com os mais pobres.

“Quem, de fato, não conheceu a tua grande dedicação na promoção dos direitos dos pobres, na defesa da vida digna para todos, na ajuda às famílias e aos oprimidos! No entanto, não achamos necessário que sejam recordados cada um dos teus encargos e méritos, que são muitíssimos e que, por certo, somente por Deus são conhecidos. A Ele, mais que tudo, é necessário dar glória e graças, conforme o dizer do Apóstolo: “é Deus, de fato, que opera em vós tanto o querer como o agir, conforme o seu agrado” (Fl. 2,13)”, dizia um dos trechos da mensagem.


Representantes dos leigos, padres e familiares de Dom Paulo também prestaram suas homenagens. O Arquiteto Chico Whitaker, que trabalhou muitosanos com o Cardeal Arns na Comissão Brasileira de Justiça e Paz falou em nome dos leigos, destacando a atuação de Dom Paulo nos direitos humanos. Dom Leonardo Steiner, secretário- geral da CNBB, e primo de Dom Paulo falou em nome da família. Visivelmente emocionado e feliz, o Cardealjubilando agradeceu e cantou com o povo a Oração de São Francisco de Assis.

Dom Odilo em sua homilia destacou o legado que Dom Paulo deixou para o povo e para a Arquidiocecse. “Dom Paulo exerceu seu ministérioepiscopal, animado por essa esperança, deixando marcas profundas na cidade e na arquidiocese. Hoje, aqui nos reunimos em torno dele para agradecera Deus pelos 50 anos de sua ordenação episcopal. Foi muita graça de Deus para ele e para a Igreja!”.


Ao Final da celebração, Cardeal Arns abençoou a todos os presentes, que emocionados ovacionaram o bispo tão querido, que continua a transmitir a mensagem de seu lema episcopal “ De esperança em esperança!”.

FONTE: http://www.arquisp.org.br/