sexta-feira, 13 de maio de 2016

DOM FERNANDO PRESIDE O PRIMEIRO DIA DO TRÍDUO DA FESTA DA PADROEIRA E DOS 15 ANOS DE CRIAÇÃO DA PARÓQUIA

A missa de hoje foi presidida por d. Fernando Penteado. 
Filho de José de Siqueira Penteado e Maria José Reves Penteado. Aos nove anos, após uma tragédia que tirou a vida de seu pai, sua mãe assumiu sozinha a responsabilidade da casa. Em 1954 iniciou o curso de Filosofia e, três anos mais tarde, ingressou no curso de Teologia no Seminário Central da Assunção, na capital paulista. Em 1960 foi ordenado sacerdote na Catedral de São Paulo, por Dom Carlos Carmelo de Vasconcelos Mota, cardeal-arcebispo de São Paulo.
Em 2 de abril de 1979 foi nomeado bispo titular de Turres Ammeniae e auxiliar de São Paulo. Recebeu a ordenação episcopal no dia 27 de maio desse mesmo ano, das mãos do papa João Paulo II. À frente da Lapa ficou dom Fernando José Penteado, que assumiu no dia 15 de dezembro de 1989. Ele chegou com o firme propósito de implementar na Região as diretrizes do Plano de Pastoral da Arquidiocese, cujo eixo era “A missão na cidade”. E o resultado prático desse trabalho foi tão expressivo a ponto de servir de base para outras Regiões com um lema especial: “Comunidade missionária, compromisso de todos”. Foi um grande incentivador da criação de nossa paróquia, chegando inclusive, a colaborar na adequação da Casa paroquial e aquisição do carro paroquial.
No dia 5 de julho de 2000 foi nomeado o sexto bispo deJacarezinho, sucedendo a D. Conrado Walter.[1] Sempre trabalhou ao lado do povo com muita humildade e respeito, pois além de sua atuação religiosa, engajou-se na luta da implantação da Universidade Estadual do Norte do Paraná (UENP), um marco na história de Jacarezinho.
Aos 23 de junho de 2010 teve a sua renúncia aceita por limite de idade, pelo Papa Bento XVI.