terça-feira, 7 de junho de 2016

O PAPA E O BRASIL


Situação política na América Latina preocupa Francisco / Arqrio
O Papa recebeu na manhã de quinta-feira, 19 de maio, a presidência do Conselho Episcopal Latino-americano (CELAM). O segundo vice-presidente é o Arcebispo de São Luís (Maranhão), Dom José Belisário da Silva. Depois da audiência, Dom Belisário falou dos temas em pauta com Francisco:

“Conversamos especialmente sobre o trabalho do CELAM. Falamos sobre o acolhimento da última Exortação Apostólica, com a preocupação que o CELAM tem com a questão da família. Estamos planejando um encontro em Quito, proximamente, que vai refletir exatamente sobre toda esta questão da pastoral familiar. Esse foi um dos assuntos que ocupou bastante o nosso tempo. Mas também falamos sobre toda a situação da América Latina, onde há mudanças com uma tendência a uma retomada de políticas mais liberais.”

Rádio Vaticano: O Papa Francisco perguntou sobre a situação no Brasil?

“Perguntou, e ele realmente manifestou uma preocupação com a situação do Brasil. Eu pessoalmente falei a ele que a nossa esperança é que esta fase seja superada e falei também sobre a CNBB, que nós estamos produzindo alguns pequenos textos de estudos importantes, com assessoria muito competente, sobre o que nós devemos pensar do Brasil, como pensar o Brasil. E uma das conclusões às quais nós chegamos é que nós precisamos urgentemente de uma reforma eleitoral profunda, porque da maneira que estamos agora, não temos capacidade eleitoral de superar essas grandes questões. Temos que discutir toda a questão das campanhas eleitorais, da escolha dos nossos dirigentes e também sobre a maneira como se exerce o poder no Brasil.”

Imagem: AP