terça-feira, 7 de junho de 2016

JOSELEITOS CELEBRAM PERMISSÃO PARA ABERTURA DO PROCESSO DE BEATIFICAÇÃO DO FUNDADOR





A Diocese de Serrinha – BA, recebeu autorização da Congregação para as Causas dos Santos, para iniciar o processo de beatificação, do agora Servo de Deus, Padre José Gumercindo Santos. Os Autores do processo são os religiosos das três Congregações fundadas pelo Padre Gumercindo: Congregação Santa Teresinha, Sociedade Joseleitos de Cristo e Congregação do Divino Mestre. 


Enviada ao Bispo Dom Ottorino Assolari, CSF, com data de 17 de março, a carta que concede o ‘Nihil Obstat’ (nada impede) foi assinada pelo prefeito da Congregação para a causa dos Santos, Cardeal Ângelus Amato.


O próximo passo será a constituição do Tribunal que ficará responsável pela primeira fase do processo, chamada de fase Diocesana. 


Com a confirmação do ‘Nihil Obstat’, o processo tem início em âmbito Diocesano. Uma postuladora, assessorada pelo vice postulador e por uma comissão nomeada pelo Bispo diocesano de Serrinha, terá a missão de investigar com detalhes a vida do candidato para conhecer sua fama de santidade. Para tanto, o Tribunal realizará interrogatórios visando recolher dados sobre a vida, virtudes e fama de santidade do Servo de Deus, através do testemunho sobre todas as etapas da vida do candidato; peritos em matéria histórica, nomeados pelo Bispo competente, pesquisarão e recolherão todos os escritos do Servo de Deus, bem como todos e cada um dos documentos históricos, tanto manuscritos como impressos, que dizem respeito de algum modo à causa e Censores teólogos, também nomeados por D. Ottorino, farão o exame dos escritos editados pelo Servo de Deus, verificando se neles não existe nada de contrário à fé e aos bons costumes. 

Terminada a fase diocesana, o inquérito é encaminhado para o Prefeito da Congregação para as Causas dos Santos para o início da fase Romana.