domingo, 17 de agosto de 2014

COLAÇÃO DE COROINHAS

Depois de um período de preparação, os novos coroinhas participaram na manhã de hoje do rito de colação para coroinhas. 
O rito constava de interrogatório sobre os propósitos dos adolescentes, bênção das vestes e dos coroinhas e vestição feita pelos pais. 





Antigamente o serviço do altar era feito pelos "meninos do coro": meninos adolescentes que participavam do coro das igrejas, daí o termo "coroinha", eles recitavam as orações e acompanhavam o sacerdote nas funções litúrgicas (cantar, servir o altar...). Quando a missa era rezada em latim, o povo não respondia às orações, apenas o coroinha é que recitava as respostas. Hoje, porém, o termo "acólito" (que utilizaremos neste manual) vem sendo mais utilizado por ser mais abrangente e exato.









SÃO TARCÍSIO: PATRONO DOS ACÓLITOS
Muito pouco se sabe da vida de São Tarcísio. Mas os fatos dos quais temos conhecimento nos mostram o grande amor que ele tinha pela Eucaristia.
Tarcísio era coroinha, isto é, acólito na Igreja de Roma, no século III. Ele acompanhava o Papa Sisto II na Missa (esse Papa morreria, por ser cristão, em torno do ano 258). Nessa época, celebrava-se a Eucaristia embaixo da terra, nas catacumbas, devido à perseguição do imperador romano, Valeriano.
Quando os cristãos eram lançados às prisões, e quase sempre mortos depois, costumava-se levar-lhes a comunhão às escondidas, para que não desanimassem nem perdessem a fé. Quem fazia isso eram os diáconos.
Um dia, às vésperas do martírio de um grande grupo de cristãos, o Papa Sisto II não sabia a quem mandar para levar a comunhão na prisão, pois seus diáconos também estavam presos. Foi então que o acólito Tarcísio, com apenas 12 anos, se ofereceu. Todos diziam que poderia ser morto, mas ele argumentou que ninguém desconfiaria de uma criança. Afirmou ainda que preferiria morrer a entregar a Eucaristia aos pagãos romanos.
Diante disso, foi aceito. Passando por uma estrada chamada Via Ápia, alguns rapazes perceberam o modo cauteloso como Tarcísio segurava algo sob a roupa.
Tentaram saber o que era. Como se recusasse a mostrar-lhes, apedrejaram-no até a morte. Quando foram procurar o que Tarcísio levava, as hóstias haviam sumido misteriosamente. Um soldado cristão viu Tarcísio caído e o levou às catacumbas, onde foi sepultado.

Desde o início, Tarcísio foi venerado como exemplo de santidade. É, como dissemos, o padroeiro dos acólitos.