terça-feira, 15 de julho de 2014

UM VICARIATO NOVO

O cardeal Odilo Pedro Scherer, arcebispo metropolitano de São Paulo, assinou  no dia 27 de junho , o decreto de criação do Vicariato Episcopal para a Educação e a Universidade – novo organismo pastoral, “cujo objetivo é promover a ação evangelizadora da Igreja Católica nos âmbitos da educação e das instituições de Ensino Superior”.
Para a função de Vigário Episcopal, o Cardeal designou o recém-nomeado bispo auxiliar dom Carlos Lema Garcia, cuja provisão passa a ter validade a partir de 21 de julho.
O novo organismo não substitui as instâncias de atuação pastoral já estruturadas no mundo da educação, mas tem como desafio somar e expandir essa presença da Igreja nos ambientes acadêmicos.


Assistência religiosa
“Anunciar a alegria do Evangelho nos âmbitos da Educação e da Universidade, com especial atenção para as crianças, adolescentes e jovens” é o primeiro objetivo do vicariato recém-criado.
Para isso, o organismo deverá se tornar referência na assistência e no atendimento religiosos nos âmbitos da educação e da universidade, supervisionando a ação evangelizadora e pastoral desses ambientes.
O novo vicariato também deverá suscitar a formação de agentes pastorais que possam garantir os atendimentos religiosos aos estudantes, professores e funcionários das instituições de ensino.

Pastoral da Educação e do Ensino Religioso
O Vicariato Episcopal para a Educação e a Universidade assume a responsabilidade de “organizar e coordenar a Pastoral da Educação e do Ensino Religioso, envolvendo as Regiões episcopais e comunidades paroquiais nesta missão”.
Para articular suas ações, o novo organismo fará um levantamento da situação dos diversos âmbitos educacionais na Arquidiocese de São Paulo, incluindo a maneira como está organizado o atendimento religioso e pastoral nas muitas instituições de ensino, ligadas ou não à Igreja.

Somando forças
O novo organismo deve “buscar a sinergia e a colaboração de todos os responsáveis pelas instituições de educação ligadas à Igreja”. Além disso, será favorecida uma interação com movimentos apostólicos, associações de fiéis e novas comunidades, “em vista da colaboração com os objetivos do próprio Vicariato”.
O vicariato também se esforçará para “colaborar com entidades e grupos eclesiais já voltados para a educação e a universidade, como a Associação Nacional da Educação Católica (ANEC), institutos e congregações religiosas e associações de fiéis”.
Paróquia universitária
Com sede física junto à capela da PUC e com abrangência arquidiocesana, a Paróquia Universitária deverá ser acompanhada e supervisionada pelo novo vicariato. O organismo também passa a responder pelas capelanias presentes nos ambientes educacionais na Arquidiocese de São Paulo.

Sede
Orientado pelas normas gerais da vida da Igreja e pelas normas e orientações pastorais específicas da Arquidiocese de São Paulo, o Vicariato Episcopal para a Educação e a Universidade será composto por conselho pastoral e coordenador próprios, que atuarão em estreita colaboração com Dom Carlos Lema Garcia.

A secretaria do novo vicariato funcionará na Cúria Metropolitana de São Paulo (avenida Higienópolis, 890), com horário a ser definido, e poderá ter núcleos em cada uma das regiões episcopais.