quarta-feira, 9 de julho de 2014

TRÊS ANOS DE MINISTÉRIO EPISCOPAL

Dom Julio completa nesta quarta feira 09 de julho seu terceiro ano de Ordenação Episcopal.
Com grande alegria a Arquidiocese de São Paulo - Região Lapa, recebeu a notícia, a três ano atrás,  que o Papa Bento XVI tinha nomeado um novo Bispo Auxiliar para a Arquidiocese de São Paulo e que Dom Odilio o havia nomeado para a Região Episcopal Lapa.
Dom Julio Endi Akamine, até então provicial dos Padres Palotinos,  recebeu a notícia da Nunciatura Apostólica e a partir de então sua vida mundou completamente.
Com uma alegria contagiante foi ordenado bispo na Catedral da Sé no dia 9 de julho de 2011 e no dia 10 de julho já estava celebrando sua primeira missa como bispo na Paróquia Nossa Senhora da Lapa.



A Região Lapa passou a ser sua nova família,   aos poucos foi conhecendo os padres da Região,  as paróquias,  as comunidades,  os religiosos e os desafios pastorais desta grande metrópole.
No mês de junho de 2012 participou do primeiro retiro com o clero da Lapa em São Pedro - SP,  onde passou 5 dias em oração e convivência com os padres de seu presbitério, o pregador foi dom Angélico.

No ano de 2013 participou do seu segundo retiro com clero da Lapa em São Pedro, retiro que foi pregado por Dom Odilo Pedro Scherer.
Neste ano de 2014 dom Julio foi o pregador do retiro dos Padres, refletindo sobre o tema: Padre um homem de oração.
No primeiro ano Dom Julio foi se familiarizando com os padres e principalmente com os fiéis da região, que o tem em elevada estima. No  segundo ano, foi conhecendo a realidade da Região Lapa, tem se empenhado em desenvolver o 11º Plano de Pastoral da Arquidiocese de São Paulo. Neste terceiro ano, já conhecendo toda a Região Lapa e seu Clero, dom Julio vem se empenhando em estar presente em todas as paróquias e pastorais da Região,  assumiu encontros de estudo do Catecismo da Igreja, se tornou presença marcante nas Redes Sociais e atuando muito como Bispo referencial da Pastoral do Ensino Religioso da CNBB Sul 1 e Pastoral da Educação da CNBB.
Com seu jeito simpático, sorridente, sempre atencioso conquistou a todos com o seu carisma.     Até os mais críticos reconhecem as qualidades de empenho e caridade de Dom Julio. Mesmo com tanta generosidade,  própria de quem consagra sua vida Deus, dom Julio sempre agiu com firmeza nas descisões que precisou tomar diante de problemas que se apresentaram,  necessárias pela função que exerce, mas sempre com muito respeito e caridade.  Por isso e tão querido por toda a Região Lapa.
Da parte dos padres e leigos sempre ouvimos esta expressão:  "Dom Julio é um presente de Deus para a nossa Região Lapa".  "A Região Lapa é muito abençoada, só tivemos bispos bons e dom Julio veio dar continuidade a esta obra".
Então queremos agradecer a Deus por esta graça, este ano não teremos nenhuma celebração especial, somente missas nas paróquias em intenção a ele,  pois dom Julio não se encontra no Brasil, está no Libano participando de eventos nas igrejas locais.