quarta-feira, 30 de dezembro de 2020

Dia da Sagrada Família



Dentro de nossos lares é onde estão todas as setas indicativas para que não erremos o caminho.
Em família, aprendemos que há em nós um espaço para o bem, o belo... e para a conversão. Amemos “os de casa”, amemos nossa família, com vontade de servir sem esperar nada em troca. É assim que aprendemos o amor cristão, o amor ágape ( amor de Deus), amor in- condicional, capaz de sacrifícios. Lembro de um episódio em que alguém perguntou à Madre Teresa se ela tinha alguma dica pontual e importante para a promoção da paz. A Santa de Calcutá respondeu: “Quer fazer algo para promover a paz mundial? Vá para a sua casa e ame sua família”. Agora, pergunto eu: querido irmão e querida irmã, você é capaz de amar de tal ma- neira que as pessoas sintam que você não espera nada em troca? Então, seja remédio para quem sofre. 
Celebre as alegrias; chore as dores. E acredite na indissolubilidade e na sacramentalidade do matrimônio; reze por quem sofre, quem busca um recomeço. Ameaçada pelo divórcio, aborto, violência, pobreza, desemprego, insegurança, a família ainda é a melhor escola para formar cris- tãos, cidadãos... formar gente! É o reduto de aconchego no mundo arrastado pelas tecnologias. A família é o lugar da misericórdia, da educação dos filhos, do cuidado com os anciãos. Ela tem de estar sempre aberta a Jesus Cristo, pois Deus dá aos pais a responsabilidade de amar com um amor criador, restaurador; é um amor familiar que faz crescer e que incentiva a “ocupar” o mundo. Foi assim em Nazaré: Jesus, Maria e José, uma família que deu certo. Todas as famílias podem dar certo. Não há família que não enfrente dificuldades e ninguém passará por esta vida sem ter de superar alguns percalços. Lendo as Escrituras Sagradas, entendemos que a Família de Nazaré passou por situações muito exigentes, mas nada foi capaz de abalar a sólida estrutura familiar. Ali, existia a fé; e a fé é capaz de unir, fortalecer, dar esperança. A fé praticada em família é um grande sinal para o mundo. Que as famílias cresçam na fé, renovem a fé, retomem a fé e, assim, encontrem a felicidade.  

Texto de Dom Jorge Pierozan, Bispo Auxiliar da Arquidiocese de São Paulo ( Padre Rocha)


Em nossa Paróquia, também aconteceu a celebração da Sagrada Família: