sexta-feira, 1 de janeiro de 2021

Primeiro de Janeiro: Solenidade da Santa Maria Mãe de Deus





Quando falamos do dia primeiro de Janeiro, como consta no calendário, logo pensamos em Ano Novo.
Só que, mais importante que isso, para a Igreja Católica e para nós, católicos que somos, o primeiro dia de Janeiro, seja qual for o ano, significa celebrar a Solenidade de Maria, Mãe de Deus, neste oitavo dia do Natal.
O Menino Jesus completa hoje uma semana de vida. Uma semana de entrega por nós e para a nossa salvação. Nós queremos aprender de Maria a sua atitude de abertura à graça de Deus. 
Dirigimos o nosso olhar a Maria Santíssima na festa de hoje porque a sua Maternidade é o mistério central de sua vida e o fundamento dos outros privilégios com que Deus quis adorná-la.
Estamos felizes e sentimos a necessidade de agradecer a Deus Pai porque Maria concebeu o seu Filho Único à sombra do Espírito Santo e, permanecendo Virgem, deu ao mundo a luz eterna, Jesus Cristo, Senhor Nosso. Por isso Nossa Senhora é Mãe do Verbo encarnado, da Segunda Pessoa da Santíssima Trindade, que uniu a si para sempre - sem confusão - a natureza humana. Podemos dizer bem alto à Virgem Santa, como o melhor dos louvores, estas palavras que expressam a sua mais alta dignidade: Mãe de Deus. Nossa entrega deve ser como a sua: quando Deus nos chama, devemos dar-nos sem medo. Porque aquilo que Deus nos pede sempre é o melhor para nós. Reagir com esta confiança significa ter a certeza de que nunca nos faltarão os auxílios divinos necessários para realizar aquilo que Ele espera de nós. O Evangelho nos mostra que “Maria, guardava todas estas coisas e meditava sobre elas em seu cora- ção.”Queremos aprender de Maria a encarar tudo o que acontece conosco e à nossa volta como um chamado de Deus, uma luz divina que nos mostra um caminho. Tudo o que acontece em nossas vidas é fruto da permissão divina. Maria ensina-nos a refletir sobre os planos de Deus. 
Devemos começar o ano com otimismo: com a graça de Deus podemos estar seguros e renovar a nossa esperança neste primeiro dia do Ano Novo, mas devemos colocar a nossa parcela de luta, de trabalho, de correspondência
A todos, um abençoado e Feliz 2021! 


Fotos da missa em nossa Paróquia, dia Primeiro de Janeiro de 2021: