quarta-feira, 28 de dezembro de 2016

DOM JULIO É NOMEADO ARCEBISPO DE SOROCABA - SP



Nesta quarta-feira (28/12), o Papa Francisco nomeou como Arcebispo de Sorocaba (SP), Dom Julio Endi Akamine, S.A.C., que até agora era bispo auxiliar da Arquidiocese de São Paulo. 

Dom Julio Endi Akamine, 54, é natural de Garça, diocese de Marília, no estado de São Paulo. Foi ordenado em 1988 e desempenhou cargos diferentes no Paraná, em Roma e São Paulo. Em 2011, foi nomeado bispo auxiliar de São Paulo, tendo sido vigário episcopal para a região Lapa. É também o atual Secretário da Conferência Episcopal Regional Sul1.

Em um comunicado divulgado nesta quarta- feira (28), Dom Júlio agradeceu ao Cardeal Odilo Pedro Scherer, arcebispo metropolitano , por toda a ajuda, orientação e fraternidade demonstradas nos cinco anos em que ele esteve trabalhando na Arquidiocese de São Paulo como bispo auxiliar.

No início da manhã de hoje, nosso Pároco agradeceu a Dom Julio por tudo que fez por nossa Paróquia Nossa Senhora do Líbano e pela Região Episcopal Lapa e desejou-lhe as bênçãos do Bom Pastor. Dom Julio agradeceu e pediu orações. 

MENSAGEM DE DOM JULIO: 

Por ocasião da minha nomeação como Arcebispo de Sorocaba, agradeço a Dom Odilo Scherer, Arcebispo de São Paulo, toda a ajuda, orientação e fraternidade demonstradas nos cinco anos em que estive e trabalhei nesta querida Arquidiocese como bispo auxiliar. Manifesto minha gratidão aos bispos auxiliares com quem tive o privilégio de conviver. Aos padres, diáconos, consagrados e consagrados exprimo reconhecimento pela colaboração no serviço à evangelização em nossa imensa cidade. A todos os fiéis leigos e leigas agradeço de coração pelo testemunho e dedicação à Igreja. 

Aprendi que o episcopado exige dedicação total. Alma, corpo e esperança, tudo é pedido! Nada pode ser negado! Tentei entregar para o Povo de Deus de São Paulo o que sou e tenho. Reconheço que o proveito foi só meu, pois foi tão grande a felicidade de me entregar que quanto mais ofereci muito mais ganhei. Carrego comigo essa dívida impagável de amor. 

Com minhas orações,

D. Julio Endi Akamine, SAC
Arcebispo Eleito de Sorocaba - SP