terça-feira, 20 de dezembro de 2016

APROXIMA-SE O NATAL

O Natal é maior acontecimento da história da humanidade, é a grande festa. É festa que Deus se fez homem, a divindade se uniu com a humanidade. São Paulo diz que ele se fez pobre para nos enriquecer. Desceu até a nossa humanidade, ferida pelo pecado original para levantar de novo essa humanidade de volta para Deus.

É um mistério inefável, nossa inteligência não é capaz de entender, mas há uma explicação para isso, é um mistério de amor. Aquilo que a inteligência não consegue explicar, aquilo que a compreensão humana não pode entender, o amor de Deus pode revelar.

Por que será que Jesus, sendo Deus, quis nascer no lugar mais humilde, da maneira mais simples? Certamente quis deixar uma lição para nós.

Sabemos que o Império Romano perseguiu pesadamente os cristãos por quase três séculos; desde Nero em 64, mas, por fim, depois de muitos mártires e o trabalho incansável de evangelização dos primeiros cristãos, o grande Império, o maior de todos os tempos, se converteu ao cristianismo quando o Imperador Constantino, o Grande, se converteu e proibiu a perseguição aos cristãos pelo Edito de Milão, no ano 313. “A espada romana se curvou diante da Cruz de Cristo”, como disse Daniel Rops.

Depois, no ano 385 o grande imperador cristão romano, Teodósio, pelo Edito de Tessalônica, adotou o cristianismo como a religião oficial do Império. Mas, ainda no tempo do paganismo, os romanos adoravam o deus Sol e celebravam a festa do seu nascimento “Natalis solis invicti”. O Imperador de Roma, Aureliano (270-275) tornou oficial e tradicional a comemoração do sol nascente e invencível.

Acontece que no dia 22 de dezembro ocorre o solstício de inverno no hemisfério Norte, isto é, o dia em que a Terra tem o seu eixo vertical com a máxima inclinação, fazendo com que no Norte se tenha o dia mais curto e a noite mais longa do ano; ao contrário do que ocorre no hemisfério Sul na mesma data.