sábado, 31 de outubro de 2015

DÍZIMO E OFERTA



Dízimo: é uma contribuição mensal, realizada com amor, fruto do compromisso pessoal com Deus, como reconhecimento por tudo que foi recebido tanto em bens materiais como espirituais.
É uma parte de tudo o que se ganha. O dízimo tem o dom de formar comunidade. É, portanto, tudo o que se entrega na comunidade e que ajuda a formá-la de forma madura. Pode representar mais ou menos 10%, dependendo da consciência de cada um.

Oferta: Durante as Missas, na hora do ofertório, entregamos nossa oferta. Simboliza nossa adesão a Cristo por meio da comunidade, nossa entrega a Deus. O que colocamos nas cestas, nossas ofertas, une-se às ofertas de pão e vinho que o sacerdote oferece a Deus e são consagradas. Representam a entrega de nós mesmos. A oferta não deve ser improvisada, deixada para a última hora: na hora do ofertório vejo o que oferto. A oferta deve ser pensada durante a semana, para ser algo significativo, desejado e com amor. São Paulo orienta dizendo: “o primeiro dia da semana (domingo), cada um de vós ponha de lado o que tiver podido poupar...” (I Cor 16,2).
É um momento de muita importância na Missa: de caminhar até diante do altar e entregar o seu coração e a sua vida inteira.