quinta-feira, 26 de março de 2015

PADRES PARTICIPAM DO SACRAMENTO DA RECONCILIAÇÃO

Aconteceu na terça-feira (10), na capela do Instituto Teológico Pio XI, celebração penitencial de todo o clero da Lapa em preparação para a Páscoa. 


Dom Julio Endi Akamine presidiu a celebração animando todos para um bom exame de consciência.  O sacerdote, como fiel adulto, necessita e deve se confessar. Diz o Catecismo da Igreja Católica (CIC): número §1457: Conforme mandamento da Igreja, “todo fiel, depois de ter chegado à idade da discrição, é obrigado a confessar seus pecados graves, dos quais tem consciência, pelo menos uma vez por ano”.




Certas pessoas pensam que o padre se confessa com o bispo e o bispo com o Papa. E o Santo Padre confessa com quem? O Papa tem o seu confessor, que até pouco tempo era um frade Capuchinho. Existem pessoas que chegam a acreditar que o sacerdote se confessa com o espelho. 


 Não, o padre não pode se absolver, ele sempre procura outro sacerdote para se confessar .  A celebração penitencial deste ano foi conduzida pela reflexão de 15 questionamentos sobre a vocação sacerdotal, oração, escuta da palavra, meditação e zelo pastoral, oportunidade de avaliação das dificuldades e esforços pessoais.   Dom Julio em um momento de reflexão , aproveitando o exame de consciência que Papa Francisco realizou em um encontro com a Cúria Romana elencando quinze "doenças" que "enfraquecem" o serviço pastoral da Igreja, relacionou como possibilidades na vida sacerdotal e paroquial em que todos devem estar atentos.  
A celebração Penitencial é uma oportunidade para o padre se confessar e experimentar a vida nova em Cristo pelo sacramento da reconciliação e da misericórdia.  Após as confissões individuais e avisos  Padre Airton convidou todos os presentes para um almoço preparado pela comunidade local.


Matéria publicada no Jornal O São Paulo