sábado, 7 de março de 2015

AJUDE O ACRE


O bispo de Rio Branco (AC), dom Joaquín Pertíñez, divulgou carta aos jovens do Brasil em que pede solidariedade ao povo do Acre, que sofre com as enchentes consideradas as maiores da história do estado. Presente na reunião dos bispos referencias para a juventude nos regionais da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), promovida pela Comissão Episcopal Pastoral para a Juventude, dom Joaquín recebeu o apoio na campanha para ajudar os mais de 86 mil atingidos.
"Nestes momentos em que nosso Estado do Acre, e em especial, a capital Rio Branco, passa por uma situação difícil e trágica, pela enchente do rio Acre, apelamos à solidariedade de todos", conclama o bispo.
Em Rio Branco, 53 bairros sofrem com a cheia do Rio Acre, que registrou na manhã de hoje um nível mais baixo que o de ontem, porém ainda alto de 17,85 metros. Cerca de 2,6 mil famílias, num total de 9.251 pessoas, estão distribuídas nos 26 abrigos.
"É muito sofrimento e tristeza ao mesmo tempo! Sente-se muita impotência diante de semelhante situação!", lamenta dom Joaquín.
Para enfrentar a situação, uma parceria entre a diocese, o governo local e outras igrejas, chamada de "Acre Solidário, busca arrecadar recursos, mantimentos e materiais de uso pessoal para auxiliar as famílias desabrigadas.
As doações em dinheiro podem ser realizadas na conta: Banco do Brasil, C/C: 500-2, Agência: 0071-x, CNPJ: 14.346.589/0001-99. 

Confira a carta de dom Joaquín Pertíñez, na íntegra:

Prezados Jovens do Brasil: Paz!

Nestes momentos em que nosso Estado do Acre, e em especial, a capital Rio Branco, passa por uma situação difícil e trágica, pela enchente do rio Acre, apelamos à solidariedade de todos. A cheia do rio já atingiu 53 bairros e mais de 87 mil pessoas foram atingidas. Muitas crianças, idosos, mães gestantes, estão sofrendo as consequências das águas. Muitos já perderam casa, móveis, roupas… E ainda falta o pior, a pós-enchente, com a sujeira, lama, doenças e a volta para as casas meio destruídas e acabadas. É muito sofrimento e tristeza ao mesmo tempo! Sente-se muita impotência diante de semelhante situação!

É a maior enchente da história do Acre. O rio ultrapassou os 18,40 m. e já é considerada a maior catástrofe do século na Amazônia.
“Quero uma Igreja solidária, servidora e missionária, que anuncia e saiba ouvir. A lutar por dignidade, por justiça e igualdade, pois ‘eu vim para servir’”.
Que o espírito da Campanha da Fraternidade nos faça a todos mais solidários e missionários, como Igreja samaritana que devemos ser. Pedimos as orações de todos para nosso povo, nestes momentos de tanta dor e sofrimento.

Meu abraço fraterno,


Dom Joaquín Pertíñez
Bispo de Rio Branco