quinta-feira, 20 de novembro de 2014

ARQUIDIOCESE CELEBROU O DNJ

A Arquidiocese de São Paulo celebrou o Dia Nacional da Juventude (DNJ) neste domingo, 16, no Instituto Dom Bosco, no Bom Retiro, região central da Capital.
Com o tema “Feitos para sermos livres, não escravos” e a iluminação bíblica “Eis o que diz o Senhor: Praticai o direito e a justiça, e livrai o oprimido das mãos do opressor” (Jr 22, 3a), o DNJ 2014 deu continuidade ao tema da Campanha da Fraternidade deste ano.
O evento teve início ao meio-dia, com apresentações artísticas de conjuntos musicais e grupos de teatro das nossas comunidades. “A opção de ‘oferecer palco’ aos jovens de nossas paróquias é pastoral: queremos valorizar, coerentes com o Evangelho do dia, os dons e talentos dos nossos jovens, atuantes nas comunidades, oferecidos de forma alegre e gratuita, ao invés de trazer conjuntos musicais ou cantores católicos famosos, que até poderiam atrair maior público, mas que exigiriam altos cachês, muitas vezes além de nossas possibilidades financeiras”, afirmou Nei Márcio de Oliveira Sá, secretário executivo do Setor Juventude da Arquidiocese de São Paulo (Sejusp). 
Também houve um momento de apresentação de realidades relacionadas ao tema do DNJ. Irmã Maria Ângela, da Pastoral da Mulher Marginalizada, apresentou um breve relato da atuação da Igreja em relação às mulheres em situação de prostituição na cidade. A religiosa, trouxe depoimentos de mulheres com idades entre 15 e 65 anos, que têm sua dignidade roubada por situações de violência, do tráfico de drogas e exploração sexual.
Em seguida, Padre Marcelo Monge, diretor da Cáritas Arquidiocesana, apresentou a situação das centenas de refugiados atendidos pelas ações da Igreja e diversos outros trabalhos de promoção humana realizados pelas Pastorais Sociais da Arquidiocese. “Infelizmente, muitos destes trabalhos preciosos não são do conhecimento de nossa juventude e de muitos leigos adultos”, salientou Nei Márcio. Logo depois, aconteceram 9 oficinas oferecidas aos jovens por grupos ligados ao Setor Juventude.
De acordo com o Sejusp, cerca de 1.200 jovens participaram do evento, que foi encerrado com uma missa na Paróquia Nossa Senhora Auxiliadora, no mesmo bairro, presidida por Dom Carlos Lema Garcia, bispo auxiliar de São Paulo e referencial da Juventude.
Logo no início da celebração, o arcebispo metropolitano, Cardeal Odilo Pedro Scherer, também esteve presente e falou aos jovens. Ele os motivou a se prepararem para a próxima Jornada Mundial da Juventude (JMJ), em 2016, na Cracóvia (Polônia), e também incentivou os jovens a darem passos definitivos em suas vidas, como o do Matrimônio, recordando a recente Assembleia extraordinária do Sínodo dos Bispos, sobre os desafios da família.
Em sua homilia, Dom Carlos usou como exemplo a “parábola dos talentos”, presente no Evangelho do dia, e ressaltou sobre os dons e talentos que as pessoas possuem como o dom da música, de falar idiomas, fazer amigos, entre outros.

Dom Carlos também alertou que os jovens se importem mais com Deus e menos com redes sociais, pois Papa Francisco disse aos jovens na JMJ 2013, no Rio de Janeiro, que eles devem ser “revolucionários”.
“A revolução que Deus quer, é tirar a escravidão de dentro de nós, e que é preciso coragem para ser feliz, coragem de serem filhos de Deus, e que os jovens tem que ter comprometimento com a vida e não leva-la como uma brincadeira”, ressaltou.