domingo, 10 de janeiro de 2016

QUAL É A DATA CERTA PARA DESMONTAR O PRESÉPIO E A ÁRVORE DE NATAL?

O Natal é uma das épocas mais esperadas do ano sendo um momento único e maravilhoso, em que celebramos o nascimento de Jesus. A árvore de natal e o presépio fazem parte da tradição sendo que todos os anos as ruas e casas ficam enfeitadas, deixando os ambientes com clima natalino. 

Geralmente monta-se o presépio no início do tempo do advento, no final de novembro, reunindo a família e chamando as crianças para ajudarem. Mas e para desmontá-la há alguma data específica?
Sim, claro que tem e se possível desmonte no dia correto, pois também faz parte da tradição e é muito importante, principalmente para os católicos. 
Apesar de muita gente achar que devemos desmontar o presépio e árvore de Natal no dia da Epifania, dia 6 de janeiro, data em que relembramos a visita dos três magos ao menino Jesus recém-nascido, o Dia de Reis, não é nessa data que deve-se desmontar a árvore e o presépio. 
Mesmo que se diga que é a tradição, a informação não procede, pois o dia correto de desmontar o presépio e a árvore de Natal é no dia seguinte à festa do Batismo de Jesus, quando se encerra o tempo do Natal. 
A solenidade do Batismo do Senhor é uma festa móvel, sem data fixa. Neste ano de 2016, será no dia 10 de janeiro, domingo seguinte à Festa da Epifania. Portanto, desmonte o presépio e a árvore de natal somente no dia 11, não caia na conversa dos outros ou nas orientações de sites, que desconhecem o sentido religioso do Natal. A Árvore de Natal e o presépio fazem parte de todo o período do Natal, que vai desde sua preparação no Advento até a festa do Batismo do Senhor. Retirar o Presépio e a arvore de Natal antes da data específica, significa encerrar o ciclo natalino antecipadamente, retirando todos os símbolos e esquecendo que ainda estamos vivenciando o Natal.
A partir do dia seguinte à Festa do Batizado de Jesus, neste ano no dia 11 de janeiro, começa a 1ª Semana do Tempo Comum, lembrando que estamos no Ano C, dedicado ao Evangelho de São Lucas na liturgia da Igreja. Antes de desmontar o Presépio, na noite do domingo em que se celebra o Batizado de Jesus, reúna as pessoas da casa para uma breve oração. Então recolha com veneração as imagens e guarde-as em local apropriado. A família poderá beijar a imagem do Menino Jesus, antes de guardá-la. 


QUEIMAR A LAPINHA: Lapinha é o nome dado para a manjedoura, local onde se depositou a imagem do Menino Jesus sobre a palha, que representa o feno que alimentava os animais. Os resíduos do Presépio, que não serão reaproveitados, devem ser queimados, para não serem jogados no lixo comum ou abandonados em algum canto qualquer.