terça-feira, 22 de dezembro de 2015

PREPARAI O CAMINHO DO SENHOR



Dom Vital Corbellini
Bispo de Marabá (PA)

Introdução

Nós estamos nos aproximando do Natal, a vinda de Cristo Jesus em nosso meio, na vida familiar, comunitária e social. Será uma presença de libertação, de salvação e de misericórdia de Deus. Alguns padres da Igreja colocam a necessidade de uma preparação material mas sobretudo espiritual, pela oração, pela participação da vida da comunidade, pela meditação da Palavra de Deus, pela recepção da eucaristia. É ressaltada a figura de João Batista na preparação dos caminhos do Senhor. Vejamos alguns padres que enaltecem a preparação como forma para acolher bem a presença do Salvador da humanidade e em cada um de nós. 

1. O significado da preparação

Orígenes, padre do século III, considera a necessidade de procurar um significado mais profundo do texto ao falar do deserto em sentido mais espiritual que o literal. Quem prega no deserto usa mal a sua voz porque não há nenhum que o sinta falar. João Batista, o Precursor de Cristo, conhecido como a voz que grita no deserto, anuncia no mesmo o deserto da alma que não tem a paz. Essa lâmpada que arde e brilha(cf. Jo 1,9), pregando um batismo de penitência para a remissão dos pecados, segue a luz verdadeira pois João Batista mesmo afirma que é preciso que Ele cresça e que ele diminua(cf. Jo 3,30). 

2. Alusão ao profeta Isaias

Orígenes afirmou que o texto de Isaias é bem vivo para a realidade atual. Uma voz grita no deserto; preparai um caminho para o Senhor, endireitai o tortuoso(cf. Is 40,3). O Senhor deseja encontrar em nós um caminho para entrar nas nossas almas e percorrer o seu caminho de modo que é preciso preparar o caminho porque ele se encontra tortuoso, não reto. É a voz de alguém que grita no deserto ao afirmar que é preciso preparar o caminho. Antes acrescenta aos ouvidos a voz e junto à voz, a palavra penetra o ouvido. 

3. João anuncia Cristo

É dessa forma que João anunciou Cristo Jesus às multidões. A voz que grita no deserto afirma que é preciso preparar o caminho do Senhor, cujo significado é a preparação de uma estrada interior e dispor o nosso coração sentimentos retos, bons e planos. Esta é a estrada pela qual entrou a palavra de Deus que se estabelece no coração humano capaz de acolhê-la. Grande será o coração do ser humano quando dará espaço para que o Verbo de Deus entre e tome posse. É preciso preparar um caminho ao Senhor com uma vida que agrade ao Senhor, para que assim o Verbo de Deus caminhe dentro de nós sem tropeços. 

4. João preparou o caminho da misericórdia

Cromácio, Bispo de Aquileia, padre da Igreja do século IV, falou que João Batista preparou o caminho da misericórdia, da verdade, da fé e da justiça. Ele tem presente o Profeta Jeremias que testemunhava pelo futuro, a preparação na qual era preciso permanecer nos caminhos do Senhor, observando as palavras eternas de Deus para assim caminhar nas mesmas(cf. Jr 6,16). O fato é que o Reino dos céus é feito por esses caminhos na qual o próprio João acrescenta que o reino dos céus é vizinho(cf. Mt 3,2). O Reino dos céus deve ser preparado nos caminhos do coração, nos sentimentos de cada um de nós, e dentro de nós. Clareamos os caminhos do bem, da fé, para assim viver a santidade. É preciso eliminar do coração todo obstáculo derivado das inimizades, uma vez que está escrito que é preciso tirar as pedras do caminho(cf. Jr 50,26). 

5. A Palavra e a Voz

João evangelista introduziu João Batista na sua teologia. João Scoto, estudioso da Patrística, século IX, em uma de suas obras (Sobre o Prólogo de João, 15) coloca a história do Precursor como aquele que foi acordado de conhecer a Palavra no princípio(cf. Jo 1,1) mas sobretudo como aquele que precedeu a Palavra encarnada(cf. Jo 1,6). Ele diz que surgiu um homem, sendo só participante da sua humanidade sendo o precursor distinguindo-o de outro homem que unindo estreitamente divindade e humanidade, veio depois dele para mostrar a distância entre a voz passageira e a Palavra que permanece para sempre e de uma forma imutável. O evangelista diz que se um era a estrela da manhã que aparece na aurora dos reino dos céus, o outro é o sol da justiça(cf. Ml 3,20) que lhe sucede. João distinguia a testemunha daquele que é o testemunho verdadeiro, o enviado daquele que o envia, a lâmpada da luz que enche o universo dissipando as trevas do pecado e da morte. Um homem foi enviado por Deus para preparar o caminho sendo a voz para a Palavra, Jesus Cristo. Ele acolheu em si a humanidade porque desejava salvar-nos e redimir-nos. O enviado prepara a vinda do Senhor sendo o seu nome João(cf. Jo1,6), aquele a qual foi dada a graça de ser precursor do rei dos reis, de manifestar ao mundo a Palavra encarnada, de batizá-lo em vista da adoção espiritual dos filhos de Deus, de dar testemunho com a sua pregação e o seu martírio à luz eterna, o Senhor Jesus. 

Conclusão 

É preciso preparar o caminho do Senhor, exortação válida não só para os outros, mas para todos nós. Necessitamos seguir os passos do Precursor para viver a Palavra do Encarnado em nossas vidas de seguidores, discípulos, discípulas, missionários e missionárias de Jesus Cristo. A voz do Precursor clama dentro de nós para que possamos viver a Palavra de Deus, Jesus Cristo, feita carne, feita salvação para nós e para o mundo.