sexta-feira, 18 de dezembro de 2015

O SALMO DA MISERICÓRDIA



Dom José Maria Maimone

Bispo de Umuarama (PR)


No dia 08 de dezembro de 2015, o Papa Francisco abriu solenemente o ANO SANTO EXTRAORDINÁRIO DA MISERICÓRDIA, instituído por ele através da Bula “Misericordiae Vultus”. 
Toda a Igreja, no mundo inteiro, em sintonia com o Vigário de Cristo, abriram as portas da misericórdia divina.

Como tenho escrito, artigos sobre os salmos, pensei em escolher um salmo que fosse símbolo desse Ano Santo, e elegi o Salmo 50, pois, pareceu-me ser o que mais alto fala sobre a Misericórdia de Deus.

O salmo começa assim: “Por vosso amor infinito, ó Deus, tende piedade de mim! Por vossa infinita misericórdia, apagai a minha culpa. Tirai de mim toda iniquidade, pois só vós podeis perdoar meus pecados” (vv. 3-4).

Quando nos tornamos puros de todos os pecados, nos tornamos sinal de Deus no meio do mundo; nos tornamos o rosto ou o vulto de Deus. A tradução portuguesa da primeira frase da bula é esta: O rosto, ou a face da misericórdia de Deus, é Jesus Cristo.

Deus foi sumamente misericordioso conosco enviando o Filho unigênito ao mundo, e o Filho, Deus humanado, foi inteiramente misericordioso conosco ao aceitar a morte na cruz para nos salvar.

Também nós somos chamados a nos converter através dessa misericórdia, e uma vez convertidos buscar a conversão dos irmãos e irmãs. Assim como Cristo é o vulto da misericórdia de Deus, somos chamados a se o vulto da misericórdia de Jesus Cristo, o Verbo encarnado.

Vejamos então no Salmo 50, algumas expressões dessa misericórdia. “Sou pecador desde que minha mãe me concebeu e tenho sido mal desde que nasci. Mas vós quereis encontrar retidão e sinceridade em meu coração. Infundi, pois, a vossa sabedoria no mais profundo do meu ser. Purificai-me do pecado e ficarei limpo. Lavai-me e ficarei tão puro quanto a neve” (vv. 7-9). 

Nossa purificação e salvação são consequência do amor e misericórdia de Deus. E uma vez purificados somos chamados a participar do apostolado de Jesus misericordioso.

O salmo continua: “Dai-me de novo a graça da vossa salvação, que fará meu coração feliz e mais generoso. Então, irei anunciar a Boa Nova aos pecadores, para que os transviados se convertam e retornem a vós” (vv. 14-15).

Eis a finalidade do Ano Santo da Misericórdia, fazer-nos santos e generosos na busca dos outros para Deus, para a salvação.