sexta-feira, 2 de abril de 2021

QUINTA-FEIRA SANTA


 A Liturgia da Quinta Feira Santa está centrada na última ceia de Jesus com os apóstolos, durante a qual ele instituiu a Eucaristia, lavou os pés dos apóstolos e lhes entregou o seu testamento de amor. 
É o Evangelho de São João que narra esses momentos de maneira mais intensa, mas o narram também os outros três evangelistas e o próprio São Paulo, conforme lemos hoje na 2ª. leitura da Missa. 
Boa parte da vida da Igreja tem sua origem nesses momentos derradeiros de Jesus com seus apóstolos. Depois de instituir a Eucaristia, Jesus recomenda: “fazei isto em memória de mim”. São Paulo traz essa mesma recomendação de Jesus (1Cor 11,24- 25).
Na última ceia, Jesus antecipou no rito da ceia pascal judaica aquilo que aconteceria, de fato, no dia seguinte, na sua paixão e morte na cruz. O pão partido e entregue aos apóstolos, bem como o cálice com vinho, passado a eles, são o sinal e sacramento do seu corpo esmagado pelo sofrimento e entregue à morte, e do seu sangue derramado em sacrifício pela humanidade. Em uma palavra, da sua pessoa, que se entregava inteiramente por nós, por amor. 

Ilustração Lavapés


 1. Jesus erguendo-se da Ceia, jarro e bacia tomou. Lavou os pés dos discípulos, este exemplo nos deixou. Aos pés de Pedro inclinou-se: ó Mestre não por quem és! Não terás parte comigo se não lavar os teus pés. 

2. És o Senhor, tu és o Mestre os meus pés não lavarás! O que ora faço não sabes, mas depois compreenderás. Se eu vosso Mestre e Senhor vossos pés hoje lavei, lavai os pés uns dos outros! Eis a lição que vos dei. 

3. Eis como irão reconhecer-vos como discípulos meus, se vos amais uns aos outros disse Jesus para os seus. Dou-vos Novo Mandamento. Deixo, ao partir, nova Lei: “que vos ameis uns aos outros assim como eu vos amei!” 

4. Vou para o Pai, mas volto logo, comigo vos levarei. Mestre qual é o caminho para chegar onde ireis? Sou o Caminho, a Verdade, a vida plena vos dei; permanecendo em mim sempre, amando como eu amei.