A Igreja Católica celebrou ontem, 11 de junho, o dia de Corpus Christi, nome que vem do latim e que significa Corpo de Cristo.
Essa festa religiosa da igreja católica tem por objetivo celebrar, solenemente, o mistério da Eucaristia, o sacramento do Corpo e do Sangue de Jesus Cristo.
A festa de Corpus Christi acontece sempre 60 dias após o Domingo de Páscoa, ou na quinta-feira seguinte ao Domingo da Santíssima Trindade, em alusão à quinta-feira Santa, quando Jesus instituiu o sacramento da Eucaristia.
Normalmente, essa data tão importante no calendário católico, é também um dia muito festivo, já que as comunidades em todas as cidades brasileiras saem às ruas, ainda de madrugada, para confeccionar lindíssimos tapetes, feitos dos mais diversos materiais que se possa imaginar. É muita criatividade!!!
Só que esse ano, infelizmente, isso não aconteceu, por conta da pandemia do coronavirus.
Algumas paróquias fizeram algum tipo de adorno, na parte externa, no corredor que leva ao altar, como aconteceu aqui na nossa igreja.
E após a missa, que foi transmitida, como de costume, pelo facebook, alguns Ministros Extraordinários da Comunhão, devidamente orientados pelo Pároco, Padre José Antonio, se dividiram em duplas e foram até à entrada da casa de alguns fiéis da comunidade, para oferecer a tão esperada Comunhão.
Alguns deles nos relataram que foram momentos de muita emoção para todos os participantes, pois muitos fiéis já não recebiam o Corpo e o Sangue de Cristo há meses!!!
Ministro da Eucaristia na porta da residência de um casal |
Nunca é demais ressaltar que todos os Ministros estavam usando máscara, como podemos ver pelas fotos, e levavam consigo álcool em gel e luvas.
IRIS E WAGNER...MINISTROS NA PORTA DE UM CONDOMINIO APÓS COMUNHÃO |