sábado, 13 de junho de 2020

13 DE JUNHO, DIA DE SANTO ANTONIO



No dia 13 de junho comemoramos o Dia de Santo Antonio, um dos mais populares do Brasil.
Apesar de ser muito conhecido por dar inicio às festividades juninas e por ser o Santo casamenteiro, a história de Santo Antonio é muito bonita e, talvez, a maioria não conheça.
Então, vamos saber um pouco mais?

Santo Antonio nasceu em Lisboa, Portugal, tendo recebido o nome de Fernando.Desde muito pequeno fazia orações e pedia proteção a Deus.De família rica, sobrenome Bulhões, aos 15 anos, Fernando abriu mão dessa vida e entrou para um convento da ordem Agostiniana. Aos 20 anos, ingressou na Ordem dos Franciscanos.
Durante esse tempo, mostrou grande interesse pela Bíblia e pelos padres, mas houve um fato isolado que mudaria a vida de Santo Antonio e seus objetivos na Igreja Católica.
Após ver as relíquias de missionários franciscanos que foram para o Marrocos, isso em 1220, Fernando resolveu seguir o exemplo deles e pediu para fazer o mesmo.
Foi aí que resolveu mudar seu nome para Antonio e teve o pedido aceito, mas Deus já tinha outros planos para ele.
Santo Antonio ficou muito doente e teve que voltar para a Itália, onde encontrou São Francisco e passou a viver em clausura num convento situado no norte da Itália.
A convite de Francisco fazia algumas pregações e o seu dom e sabedoria eram tantos que, graças a ele, muitas pessoas afastadas da fé começaram a retornar para a igreja!!!
Mas a saúde de Santo Antonio foi piorando e ele teve de se recolher, até seus últimos dias, num convento nas proximidades de Pádua.
Ainda doente escreveu muitos sermões, que posteriormente seriam publicados.
Santo Antonio faleceu no dia 13 de junho de 1231, sendo canonizado apenas onze meses após sua morte pelo Papa Pio XII.

E o porquê da fama de casamenteiro?

Muitas são as histórias, mas uma delas relata que uma moça queria muito se casar, mas não tinha dote para oferecer à família do noivo.Desesperada para arrumar essas doações, uma vez que uma mulher que não se casasse era vista como inadequada na época, a mulher se ajoelhou aos pés da imagem de Santo Antonio e ditou palavras de súplica com muita fé.Pouco tempo depois, moedas de ouro surgiram, de repente, aos seus olhos e ela , então, pôde se casar.