segunda-feira, 22 de junho de 2020

NOSSA FESTA JUNINA FOI COMEMORADA COM PIZZA ESSE ANO!!!







Já que este ano não estamos podendo nos reunir para celebrar nossos eventos, por causa do coronavirus, que pede distanciamento pessoal, a saída é usar a criatividade e não deixar a peteca cair, certo?
Afinal somos uma comunidade católica, e como toda comunidade que se preza, colocamos a fé diante de tudo e a cabeça pra pensar em outras alternativas.
E foi assim que nosso pároco, Padre José Antonio, teve a ideia de promover a noite da pizza, no dia 13 de junho, Dia de Santo Antonio, de forma diferente.
Pela data, neste 13 de junho seria a primeira noite (do primeiro final de semana ) da nossa tradicional festa Junina, e o salão paroquial estaria lotado.
Mas, como Deus é somente amor, nossa noite da pizza foi um verdadeiro sucesso!!!
O Padre convidou um paroquiano experiente no assunto, que levou seus apetrechos para a área externa do salão e fez todas as pizzas no maior capricho.
Os convites foram vendidos com antecedência, ao preço de 25 reais,e nem todo mundo conseguiu comprar, acreditam?
Em menos de dois dias mais de cem convites vendidos.
As pessoas retiraram suas pizzas no salão paroquial e levaram para comer em casa com suas famílias.
Dessa forma pudemos ajudar as obras assistenciais da nossa paróquia.
Tivemos um retorno positivo desse evento, segundo nosso Padre, e muita gente já quer saber quando haverá repeteco.
Agradecemos ao nosso pizzaiolo Fagner e a todos que colaboraram ajudando na entrega das pizzas, como o casal Marines e o Edu.
E o nosso agradecimento especial a todos que compraram as pizzas...
Aguardem que, em breve, haverá outra rodada!!


Fagner e José Roberto, da Pastoral do Dízimo, na hora da organização





Fagner, o pizzaiolo, artista da noite 

Marines e equipe


O casal Edu e Marines, e mais um colaborador



Padre José Antonio...dando aquela força


segunda-feira, 15 de junho de 2020

MISSA SERTANEJA






Apesar de ter sido uma celebração diferente esse ano, por conta da pandemia do coronavírus, Santo Antonio não deixou de ser homenageado em Nossa paróquia, e muito menos a tradicional missa sertaneja foi deixada pro ano que vem.
Nada disso!!!
Graças às transmissões on line que vêm ocorrendo desde Março, com apoio da Pastoral da Comunicação, tivemos uma missa muito bonita na noite do sábado, 13 de junho.
Duas famílias participaram de suas casas, além do apoio da família Flammia, e nosso Pároco celebrou diretamente da Paróquia, contando com apoio de alguns Ministros da Eucaristia e do técnico de som.
O casal Fábio e Carla foram os responsáveis pela execução das músicas que abrilhantaram e enriqueceram nossa Missa de Santo Antonio.
















Tradicional benção dos Pães de  Santo Antonio

Com a benção da água na Paróquia e dos pães, os fieis puderam fazer o mesmo em suas casas




E além da benção dos pães, o Ministro da Eucaristia Wagner Brigalante, que é também um confeiteiro de mão cheia, fez um bolo em homenagem a Santo Antonio e o doou à igreja.
Nosso Pároco teve a ideia de sortear essa delícia no final da missa e a ganhadora foi a Elisabeth Sasdelli





Padre José Antonio e Joni Oliveira, durante a transmissão da missa 


Benção final com a Imagem de Santo Antonio


O casal da noite, Carla e Fábio, ao lado da filha mais nova, a mascote cantora Letícia 


sábado, 13 de junho de 2020

13 DE JUNHO, DIA DE SANTO ANTONIO



No dia 13 de junho comemoramos o Dia de Santo Antonio, um dos mais populares do Brasil.
Apesar de ser muito conhecido por dar inicio às festividades juninas e por ser o Santo casamenteiro, a história de Santo Antonio é muito bonita e, talvez, a maioria não conheça.
Então, vamos saber um pouco mais?

Santo Antonio nasceu em Lisboa, Portugal, tendo recebido o nome de Fernando.Desde muito pequeno fazia orações e pedia proteção a Deus.De família rica, sobrenome Bulhões, aos 15 anos, Fernando abriu mão dessa vida e entrou para um convento da ordem Agostiniana. Aos 20 anos, ingressou na Ordem dos Franciscanos.
Durante esse tempo, mostrou grande interesse pela Bíblia e pelos padres, mas houve um fato isolado que mudaria a vida de Santo Antonio e seus objetivos na Igreja Católica.
Após ver as relíquias de missionários franciscanos que foram para o Marrocos, isso em 1220, Fernando resolveu seguir o exemplo deles e pediu para fazer o mesmo.
Foi aí que resolveu mudar seu nome para Antonio e teve o pedido aceito, mas Deus já tinha outros planos para ele.
Santo Antonio ficou muito doente e teve que voltar para a Itália, onde encontrou São Francisco e passou a viver em clausura num convento situado no norte da Itália.
A convite de Francisco fazia algumas pregações e o seu dom e sabedoria eram tantos que, graças a ele, muitas pessoas afastadas da fé começaram a retornar para a igreja!!!
Mas a saúde de Santo Antonio foi piorando e ele teve de se recolher, até seus últimos dias, num convento nas proximidades de Pádua.
Ainda doente escreveu muitos sermões, que posteriormente seriam publicados.
Santo Antonio faleceu no dia 13 de junho de 1231, sendo canonizado apenas onze meses após sua morte pelo Papa Pio XII.

E o porquê da fama de casamenteiro?

Muitas são as histórias, mas uma delas relata que uma moça queria muito se casar, mas não tinha dote para oferecer à família do noivo.Desesperada para arrumar essas doações, uma vez que uma mulher que não se casasse era vista como inadequada na época, a mulher se ajoelhou aos pés da imagem de Santo Antonio e ditou palavras de súplica com muita fé.Pouco tempo depois, moedas de ouro surgiram, de repente, aos seus olhos e ela , então, pôde se casar.

sexta-feira, 12 de junho de 2020

CORPUS CHRISTI 2020




A Igreja Católica celebrou ontem, 11 de junho, o dia de Corpus Christi, nome que vem do latim e que significa Corpo de Cristo.
Essa festa religiosa da igreja católica tem por objetivo celebrar, solenemente, o mistério da Eucaristia, o sacramento do Corpo e do Sangue de Jesus Cristo.
A festa de Corpus Christi acontece sempre 60 dias após o Domingo de Páscoa, ou na quinta-feira seguinte ao Domingo da Santíssima Trindade, em alusão à quinta-feira Santa, quando Jesus instituiu o sacramento da Eucaristia.
Normalmente, essa data tão importante no calendário católico, é também um dia muito festivo, já que as comunidades em todas as cidades brasileiras saem às ruas, ainda de madrugada, para confeccionar lindíssimos tapetes, feitos dos mais diversos materiais que se possa imaginar. É muita criatividade!!!
Só que esse ano, infelizmente, isso não aconteceu, por conta da pandemia do coronavirus.
Algumas paróquias fizeram algum tipo de adorno, na parte externa, no corredor que leva ao altar, como aconteceu aqui na nossa igreja. 







E após a missa, que foi transmitida, como de costume, pelo facebook, alguns Ministros Extraordinários da Comunhão, devidamente orientados pelo Pároco, Padre José Antonio, se dividiram em duplas e foram até à entrada da casa de alguns fiéis da comunidade, para oferecer a tão esperada Comunhão.
Alguns deles nos relataram que foram momentos de muita emoção para todos os participantes, pois muitos fiéis já não recebiam o Corpo e o Sangue de Cristo há meses!!!










Ministro da Eucaristia na porta da residência de um casal





Nunca é demais ressaltar que todos os Ministros estavam usando máscara, como podemos ver pelas fotos, e levavam consigo álcool em gel e luvas.



IRIS E WAGNER...MINISTROS NA PORTA DE UM CONDOMINIO APÓS COMUNHÃO 





quinta-feira, 11 de junho de 2020

SOLENIDADE DA SANTÍSSIMA TRINDADE



No dia 7 último, celebramos a Solenidade da Santíssima Trindade, o Deus que amamos e nos ama acima de todas as coisas, é sublime amor. Esse amor de Deus se manifestou em nós, porque Deus é puramente amor.
A comunidade divina – Pai, Filho e Espírito Santo – vive a dimensão do amor sem se contrapor um ao outro. São três pessoas distintas: o Pai é Pai, o Filho é Filho e o Espírito Santo é o Espírito Santo, e não se confunde a identidade de uma pessoa com outra, mas eles formam uma única realidade divina: um Deus que é uno e que não se divide.
O amor não se divide, não se contrapõe, não se sobrepõe, mas gera a comunhão e a comunhão, é o fruto mais profundo do amor.   
Só teremos comunhão com esse Deus sublime quando vivermos em nós a dimensão mais profunda do amor, por isso, para mergulharmos na Trindade precisamos deixar que o amor dele esteja em nós, brotando, vivendo e morando em nós, amando a Deus sobre todas as coisas, amando a Deus com o amor sublime e deixando que o amor dele esteja em nós. Amor que cura, liberta, restaura e nos coloca à Sua imagem e semelhança.  
Teremos comunhão com esse Deus sublime quando vivermos em nós a dimensão mais profunda do amor
À medida em que vamos morrendo, vamos nos parecendo cada vez mais com Deus, porque morrer é deixar cair aquilo que é mundano em nós e ressuscitar o que é divino. À medida que vamos morrendo para este mundo, vai nascendo o homem e a mulher à imagem e semelhança desse Deus Trino, e vamos nos tornando menos egoístas, vaidosos, orgulhosos; vai brotando em nós o amor sublime a Deus, o amor de uns aos outros, porque aquele que se parece com Deus, que vive a semelhança d’Ele, não sabe viver outra coisa a não ser amar, porque Deus é amor.
Amor trino, sublime e único, amor divino, amor das Três Pessoas que servimos, amamos, adoramos, glorificamos, exaltamos e celebramos a cada dia, de onde viemos e para onde queremos voltar para vivermos nessa presença amorosa e única.

Ao Deus Uno e Trino a glória e o louvor por toda eternidade. Ao Deus Trino que esteja em nós, restaurando em nós a imagem na qual fomos criados. Ao nosso Deus louvamos, exaltamos e bendizemos dizendo: “Glória ao Pai, ao Filho e ao Espírito Santo, como era no princípio agora e sempre. Amém!”.  







quarta-feira, 10 de junho de 2020

FESTA DE NOSSA SENHORA DO LÍBANO





INICIO DA APRESENTAÇÃO DA LIVE

Dando continuidade ao post anterior, vamos apresentar a vocês, algumas imagens da Festa realizada em homenagem à Nossa Senhora do Líbano, na tarde do ultimo dia 31 de maio.
Em tempos de pandemia e distanciamento social, mas não distantes na fé, resolvemos inovar e surpreender a todos com uma live,uma transmissão ao vivo, pelo facebook, com diversas apresentações de música, dança e outras formas de homenagear Nossa padroeira.
Muitas pessoas assistiram essa live, inclusive em outras regiões da cidade, em outros estados e, até mesmo, nos Estados Unidos e na Europa!!!  Isso mesmo!!!
Que maravilha saber que chegamos do outro lado do mundo, não é mesmo?
E tudo isso graças à nossa fé e ao empenho de uma comunidade simples e com muita garra.
Estão todos de parabéns por esse trabalho lindo realizado.
Vamos às fotos de cada momento, inclusive com a segunda etapa da coroação, na casa da família Flammia, encerrando com um vídeo do nosso incansável Pároco, Padre José Antonio













Depoimento de uma senhora que assiste as transmissões nos EUA





                           As crianças da comunidade deram um show em suas apresentações: 














                 
Nossa Senhora do Líbano lindamente coroada 

                   Encerrando, uma pequena apresentação do nosso Pároco, Padre José Antonio: