sábado, 19 de outubro de 2019

Aniversário do nosso Pároco no dia de São Lucas

Dia de São Lucas é celebrado anualmente em 18 de outubro.
Considerado o padroeiro dos médicos, cirurgiões e artistas, São Lucas “Evangelista” é uma das figuras santas mais veneradas pelo cristianismo, em diversas doutrinas, como a católica, ortodoxa, anglicana, protestante e luterana.
São Lucas era médico e escritor, tido como um dos quatro evangelistas do Novo Testamento da Bíblia Sagrada.
Teria sido discípulo do apóstolo de Jesus Cristo, São Paulo, que o chamava de “Lucas, o amado médico”, devido a sua personalidade carismática.
Por esse motivo, São Lucas é considerado o padroeiro dos médicos e, no dia 18 de outubro, também se comemora o Dia do Médico.
Além disso, São Lucas ainda era um talentoso pintor, considerado o padroeiro dos artistas por causa do seu talento. Era chamado pelos cristãos orientais de médico pintor.

História de São Lucas

São Lucas nasceu em Antioquia, na Síria, e seu nome significa "portador de luz". A Bíblia narra sua conversão através do apóstolo Paulo e, posteriormente, o apresenta como discípulo e companheiro de missão.
Os registros bíblicos atribuem a ele o terceiro Evangelho do Novo Testamento, cuja mensagem é dirigida aos cristãos gentios. Sua narrativa é baseada em depoimentos de pessoas, já que não conviveu pessoalmente com Jesus Cristo. Trata-se do único escritor bíblico conhecido que não era judeu.
A mensagem de São Lucas exalta o cuidado com os pobres, pecadores arrependidos e a importância da oração. Em virtude das suas viagens apostólicas, no mundo greco-romano, Lucas foi um dos primeiros missionários.
Seus escritos demonstram a boa cultura e dotes literários, expostos no Evangelho de Lucas, sobre a vida de Jesus, e Atos dos Apóstolos, que narra as origens da Igreja e ministério de Paulo.
E o nosso Pároco, Padre José Antonio Filho, SJC, nasceu no dia 18 de outubro, motivo pelo qual uma missa especial foi por ele celebrada e seu aniversário comemorado juntamente com diversos membros de nossa comunidade.





Visivelmente emocionado, apesar de se declarar pouco emotivo e chorão, o Padre José Antonio fez uma homilia simples, mas repleta de detalhes, onde relatou sua infância humilde, sua caminhada evangelizadora, sua fé inabalável e sua disposição de servir.
Servir sobretudo a Cristo!!! e disse que todos nós podemos contar com ele sempre que precisarmos.















Ao final da celebração, após a benção final e os costumeiros avisos semanais, a comunidade cantou o tradicional Parabéns a você ao Padre José Antonio. Uma fila se formou com pessoas de todas as idades para dar um abraço carinhoso ao nosso Padre, inclusive diversas crianças da Catequese da Paróquia Nossa Senhora do Líbano. Crianças essas muito queridas por ele!!!





E como em toda festa que se preze, não poderia faltar o que ? Bolo, é claro!!!
E todos da comunidade puderam saborear essa delícia, apenas um símbolo na celebração dos 53 anos de vida do nosso tão querido Padre José Antonio.
Que Deus o proteja diariamente em sua caminhada, pois só temos a lhe agradecer por estar guiando e encaminhando as ovelhas desta humilde comunidade católica chamada Nossa Senhora do Líbano