terça-feira, 8 de novembro de 2016

1 ENCONTRO CASAIS DE SEGUNDA UNIÃO




A Pastoral Familiar da Região Episcopal Lapa, com a coordenação geral do Padre Raimundo Rosimar Vieira da Silva e a equipe de coordenação, na Paróquia São Domingos Sávio, Setor Pastoral Pirituba, realizou-se entre os dias 22 e 23, o 1º Encontro de Casais de Segunda União, reunindo 22 casais que participaram de varias palestras: “Porque estamos aqui”, “Sentido da vida”, “Bom Pastor”, “O Amor de Deus”, “Minha Vida em Jesus Cristo”, “Conversa com Nossa Senhora”, “A Proposta da Igreja”, “Relacionamento Familiar”.

A reportagem da Pastoral da Comunicação Região Episcopal Lapa, acompanhou o segundo dia do encontro, e conversou com o coordenador geral Padre Raimundo Rosimar que falou do tema desse encontro “Jesus, o Bom Pastor” da Importância da inclusão desses casais na vida da Pastoral da Igreja, um desafio da Pastoral Familiar da Igreja em consonância com o espirito Papa Francisco. Padre Raimundo ressaltou ainda que não deve existir na nossa Igreja, fiéis de "segunda categoria", todos somos iguais perante Deus.
A Igreja não é uma comunidade só de puros e perfeitos. Pelo contrário, ela deve se assemelhar a um Pronto Socorro de Guerra: pronta para acolher os feridos, como diz o nosso Papa Francisco.
O Evangelho de hoje reforça e ilustra muito bem esta premissa.
Os "recasados" carregam marcas de discriminação religiosa de todo tipo.
Cabe a nós pastores de almas, suavizar este fardo pesado, inspirados no Cristo Bom Pastor. 

Em conversa com o casal em segunda união a mais de 30 anos, Lenise Magalhães de Castro, Helio Chaves de Castro, que são paroquianos da Paróquia Nossa Senhora dos Prazeres, Região Episcopal Santana, palestrantes do encontro, falaram da importância desse encontro. Como já participamos a mais de 15 anos de outro encontro, igual a esse, foi muito importante para nossas vidas, para nossa caminhada dentro da Igreja. Em nossa palestra, passamos para estes casais a importância deles estarem aqui, que a Igreja esta de portas abertas para recebê-los, que tenham fé e consciência disso, e que não saião da Igreja, que fiquem satisfeito com nossa Igreja que participem. Helio lembrou que hoje o nosso Papa Francisco ele abriu mais as portas, porque elas nunca estiveram fechadas para casais em segunda união, e salientou que esses casais consigam fazer um trabalho cristão dentro da Igreja.

Em conversa com outros casais em segunda união, que participaram do encontro, falaram do seu contentamento e sua satisfação pela acolhida, da equipe de coordenação, que esse encontro foi muito importante em suas vidas, se sentindo acolhido pela Igreja para continuarem no caminho da evangelização.]

O encontro foi encerrado com a celebração Eucarística presidida por Dom Julio Endi Akamine, bispo auxiliar da Arquidiocese na Região, concelebrada pelo Padre Raimundo Rosimar e participação do Diácono Tercio Rodrigo Santos da Silva.

Antes do término da missa Padre Raimundo, agradeceu a Presença de Dom Julio, parabenizou toda a equipe de coordenação e os casais de segunda união, por este encontro.