sábado, 22 de outubro de 2016

SÃO JOÃO PAULO II


Resultado de imagem para SÃO JOÃO PAULO II


Neste dia 22 de outubro é celebrado do Dia de São João Paulo II. 

Curiosidades sobre o Papa que teve um dos maiores pontificados da História da Igreja:

1 - Antes de ser ordenado padre, Karol foi ator de teatro e jogador de futebol. Também trabalho numa indústria química e numa mina. Apaixonado por teatro, mesmo quando não participava de algumas peças, fazia questão de acompanhar os ensaios. Em uma ocasião, quando um dos atores desistiu de uma apresentação em cima da hora, o jovem Karol se ofereceu para substituí-lo, afinal já sabia todas as falas. Assim, salvou um grupo inteiro do fiasco que a apresentação poderia ter sido.

2 - Praticou durante muito tempo montanhismo, remo e esqui. O esqui era o seu esporte predileto e continuou praticando o esporte até quando já tinha 73 anos de idade.

3 - Ao escolher o nome de João Paulo II, o novo papa Karol Wojtyla foi o primeiro papa a escolher o mesmo nome de seus dois antecessores: Paulo VI e João João Paulo I. Karol foi eleito papa depois de um dos mais rápidos papados da história da Igreja Católica Apostólica Romana. Seu antecessor, João Paulo I, ocupou o trono de São Pedro por somente um mês. Seu pontificado durou 27 anos, sendo um dos mais longos da história. Consta que os únicos papas que tiveram pontificado mais duradouro foram Pio IX (31 anos) e São Pedro (34 anos).4 - João Paulo II foi o primeiro papa a rezar em uma mesquita.

5 - Além do polonês e italiano, João Paulo II sabia falar fluentemente inglês, espanhol, francês, português, alemão, russo, ucraniano, grego e latim. Chegou a fazer pronunciamentos em quase 90 línguas.

6 - João Paulo II foi um dos líderes que mais viajou na história, visitando cerca de 130 países e mais de mil cidades. Contados os dias, foi como se tivesse ficado fora do Vaticano durante dois anos e três meses. Estima-se que ele tenha percorrido mais de 1,2 milhão de km ao longo dos anos. É basicamente o mesmo que ir e voltar da Lua três vezes!7 - Escreveu 14 encíclicas, 15 exortações apostólicas, 11 constituições apostólicas, 46 cartas apostólicas. Se tudo o que foi escrito por Karol fosse reunido em volumes, existiria o equivalente a 20 bíblias. Durante seu pontificado, escreveu em média 3 mil páginas por ano.

8 - Beatificou 1.340 pessoas e canonizou mais de 450 santos, uma quantidade maior que todos os seus predecessores nos cinco séculos passados. Uma vez, durante uma entrevista, João Paulo II falou sobre o dia mais feliz da sua vida: foi quando canonizou a irmã Faustina como a primeira santa do novo milênio.

9 - Se encontrou com 17,5 milhões de pessoas em 1.164 audiências semanais. Durante o seu papado, mais de mil chefes de Estado e de Governo passaram pelo Vaticano. Foi a pessoa mais vista da história da humanidade – estima-se que pelo menos 500 milhões de pessoas já tenham visto João Paulo II de pertinho.Em 1991 na segunda visita João Paulo II foi a Salvador visitar Irmã Dulce e também beatificou Madre Paulina. Na sua terceira passagem pelo Brasil em 1997, a visita realizou-se por ocasião do II Encontro Mundial com as Famílias, realizado na cidade do Rio de Janeiro.


Um dado curioso sobre a beatificação: foi a primeira cerimônia do tipo na história transmitida ao vivo pelo YouTube.A beatificação de João Paulo II ocorreu no Vaticano em maio de 2011 numa cerimônia comandada por Bento XVI diante de uma multidão de um milhão de pessoas, poloneses na maioria.