domingo, 20 de janeiro de 2013

INSCRIÇÕES PARA A CATEQUESE PAROQUIAL

 



 



Os pais já podem procurar a Secretaria Paroquial para realizar a inscrição de seus filhos para a Catequese Paroquial 2013. 

As inscrições podem ser feitas na Secretaria Paroquial que funciona de terça a sexta das 14 às 17 horas e no sábado das 8 às 11h30.


A introdução de uma criança na vida religiosa começa em casa, desde o seu nascimento. A família, como Igreja doméstica, deve ser o berço da iniciação cristã. A presença dos pais na vida dos filhos passa pelo amor, respeito, exemplo e valores. É na catequese familiar que se aprende o amor a Deus e o respeito à Igreja. A oração deve ser aprendida em primeiro lugar na Igreja domiciliar, que é o lar.
A catequese ministrada na Igreja é um processo de educação na fé e maturidade dentro de uma comunidade, levando a uma consciente e ativa participação do mistério litúrgico e estimulando uma ação apostólica. É através da catequese também que a criança se prepara para a realização da sua Primeira Eucaristia.
A catequese não se restringe aos encontros semanais. Isso é parte de uma estrutura que envolve a dinâmica de tornar crianças e adolescentes cristãos comprometidos com o Reino de Deus, com a sua Palavra, a comunidade, sua família e consigo mesmo. Todo esse cuidado visa criar uma nova postura ante uma sociedade que privilegia o passageiro, o momentâneo, o fulgaz.

A Catequese não é apenas ensino de conteúdo durante um período na vida de crianças e adolescentes. “A catequese é um aprendizado dinâmico da vida cristã (…) vai além do ensino, ela põe em prática a dinâmica do encontro com Jesus Cristo (…) ela educa para a vida de comunidade.” (Doc CNBB 84 – 40). Se uma análise de consciência for feita, muitos chegarão à conclusão de que, na maioria das vezes, não valorizam a vida catequética de seus filhos na comunidade. Essa educação é trocada por outras coisas supérfluas e não é dado o devido valor no que mais importa: formação religiosa e espiritual.

Os pais proporcionam a seus filhos cursos de esportes, língua inglesa, instrumentos musicais, atividades excelentes para crianças. Entretanto, omitem-se nos caminhos para esclarecer a fé em Cristo. Não aprenderam ou esqueceram que Jesus é a “luz do mundo” (Jo 8,12).
Uma boa reflexão é o que é mais importante: educar seu filho na fé ou abrir mão de algumas atividades de lazer por dois anos? Deus não tira férias ou folga dos seus filhos, mas é preciso que cada um faça sua parte.

A Catequese para a Primeira Comunhão, dura 2 anos e a criança pode ingressar com 08 anos. 
A catequese para a Crisma tem a duração de 1 ano e os adolescentes podem ingressar com 13 anos completos.