segunda-feira, 3 de dezembro de 2012

CONFISSÕES EM NOSSA PARÓQUIA

Amanhã, dia 04 de dezembro, os padres do Setor Pirituba estarão em nossa paróquia as 20 horas para as confissões em preparação para o Natal. 
Faça o seu exame de consciência e venha celebrar a misericórdia de Deus, recebendo o perdão dos pecados. 




O sacramento da penitência ou reconciliação é essencial para a vida da Igreja. A santidade da Igreja, componente de sua sacramentalidade, depende, em grande parte, da prática adequada deste sacramento. A penitência restitui ao batizado a condição de nova criatura, perdida pelo pecado original. Seria ilusório querer alcançar a santidade, segundo a vocação que cada um recebeu de Deus, sem se aproximar com freqüência e fervor deste sacramento da conversão e da santificação (cf. João Paulo II, Discurso aos participantes do curso sobre “Foro íntimo”, em 27 de maio de 2004. L’Oss. Romano, ed. port., nº. 14, 03 de abril de 2004, p. 05).

O ministério do perdão, que Cristo exerceu como sacerdote, por sua encarnação (cf. Tomás de Aquino, S. Th. q. XXII, a. III, ad primum), ele quis que fosse continuado pela Igreja. Ele instituiu pessoalmente este sacramento quando, na tarde do domingo da ressurreição, disse: “Recebei o Espírito Santo; os pecados daqueles que perdoardes serão perdoados. Os pecados daqueles que não perdoardes não serão perdoados” (Jo 20,22-23).
Este sacramento não só concede a remissão dos pecados, como também leva a uma verdadeira ressurreição espiritual. Quem se confessa com o desejo de progredir não recebe apenas o perdão de Deus e a graça do Espírito Santo, mas também uma luz preciosa para o caminho de perfeição.
191. As diferentes denominações deste sacramento nos ajudam a entender seus sentidos diversos, mas complementares:

I. Sacramento da conversão: é um convite de Jesus à conversão e à volta ao Pai.
II. Sacramento da penitência: traz a exigência de um esforço pessoal e eclesial de conversão e de arrependimento.
III. Sacramento da confissão: a acusação dos pecados ou a confissão das faltas ao sacerdote é parte essencial deste sacramento.

IV. Sacramento do perdão: pela absolvição sacramental, Deus concede o perdão e a paz.
V. Sacramento da reconciliação: este sacramento confere ao pecador o amor de Deus que reconcilia: “Reconciliai-vos com Deus” (2Cor 5,20).
192. Para o bom proveito do sacramento da reconciliação, é importante fazer uma preparação pessoal ou comunitária, que inclua o exame de consciência.
“A confissão individual e íntegra e a absolvição constituem o único modo ordinário, pelo qual o fiel, consciente de pecado grave, se reconcilia com Deus e com a Igreja” (cân. 960).

ELEMENTOS NECESSÁRIOS PARA A CONFISSÃO SACRAMENTAL:

I. Arrependimento ou contrição: é chamado perfeito quando nasce do amor para com Deus. Se estiver fundado em outros motivos, será um arrependimento imperfeito.
II. Confissão dos pecados: para obter a reconciliação, é preciso declarar ao sacerdote todos os pecados graves não confessados. A Igreja recomenda, embora não seja essencial ao sacramento da penitência, a confissão das faltas veniais.
III. Absolvição dada pelo confessor: após o aconselhamento e a penitência.
IV. Satisfação ou penitência: é o cumprimento de certos atos reparadores do prejuízo causado pelo pecado e para restabelecer os hábitos próprios ao discípulo de Cristo.
O sacramento da penitência supõe um processo contínuo de conversão, de retorno à comunhão com Deus e com os irmãos.Por isso, é também o sacramento da alegria pascal, de louvor e de ação de graças.