sábado, 3 de março de 2012

Quaresma" - Porque a contagem da Quaresma está vinculada, no Brasil, ao término do carnaval?

Na reunião de hoje da Pastoral da Liturgia, foi dada uma explanação sobre o tema Quaresma, feita pela Lurdes Bachin, e que repasso em nosso blog para informação de todos que acessam, como segue:



 "A Páscoa acontece sempre na 1ª Lua Cheia após a Primavera, na Europa, o que corresponde ao Outono no Brasil. A Primavera na Europa tem um enorme significado de vida, pois durante o Inverno toda a natureza fica morta, ressurgindo com o início da nova estação. Podemos fazer uma analogia da Primavera com a Ressurreição de Jesus, que vence a morte.
Voltando à lua, descobre-se então qual o é o dia da 1ª lua cheia da primavera, e aí passa-se a contar 40 dias (quaresma) para trás sem incluir os domingos. Então se chega a data que será 4ªf de Cinzas e o início da Quaresma.
Por isso Páscoa é uma data móvel, assim como 6ªf Santa, 5ªf Santa, o Carnaval.
Esta contagem é igual no Brasil e em todo mundo.
A Quaresma começa precisamente com um símbolo bem conhecido e consolidado: A Cinza
Os Dez Símbolos da Quaresma:
1.       Quaresma é Deserto
É aridez, solidão, jejum, austeridade, rigor, esforço, penitência, perigo, tentação.
2.       Quaresma é Perdão
As histórias bíblicas de Jonas e Nínive e a parábola do filho pródigo são exemplos dele.
3.       Quaresma é Encontro
É abraço de reconciliação, como na parábola do filho pródigo ou na conversão de Zaqueu, ou ainda no diálogo de Jesus Cristo com a mulher adúltera.
4.       Quaresma é Luz
Como se põe em evidência, por exemplo, no evangelho do cego de nascimento. É a passagem das trevas para a luz. Jesus Cristo é a luz do mundo.
5.       Quaresma é Saúde
Símbolo manifestado nos textos como a cura do filho paralítico ou do filho do centurião.
6.       Quaresma é água
É a presença da sede da nossa insatisfação para a água viva, a água de Moisés ao povo de Israel no deserto ou de Jesus à mulher samaritana.
7.       Quaresma é Libertação, Triunfo
É a superação vitoriosa das provas e dificuldades. Algumas figuras bíblicas que sofrem graves perigos e vencem na prova, São José, filho de Jacó, a casta Susana, Ester, o profeto Jeremias e, sobretudo Jesus, tentado e transfigurado.
8.       Quaresma é Cruz
Sinal e presença permanente durante toda a Quaresma. Prefigurada no Antigo testamento e manifestada com o exemplo de Jesus Cristo e com o seu convite de carrega-la como condição para o seguimento.
9.       Quaresma é Transfiguração
É a luz definitiva do caminho quaresmal, pré-anunciada e vivida na cena da transfiguração de Jesus. “Pela Cruz e para a Luz”.
10.   Quaresma é Páscoa Ressuscitada e Ressuscitadora
É o esforço para retirar o fermento velho e incorporar a fermentação NOVA DA PÁSCOA RESSUSCITADA E RESSUSCITADORA, AGORA E SEMPRE..."

Nossa Senhora do |Líbano, rogai por nós!!!!!!!