quarta-feira, 28 de março de 2012

Retiro Quaresmal

 Senhor, dá-me dessa água!

"A Quaresma é tempo de caminho. É caminharmos para a Páscoa de Cristo e nossa. Pelo Batismo e pela Eucaristia entramos misteriosamente na Páscoa do Senhor, no seu mistério de morte e ressurreição. Na liturgia que celebramos somos chamados a vivenciar uma belíssima catequese batismal" Pe. Julio Cesar

No dia 24/03/2012, foi realizado no Salão Paroquial o nosso Retiro Quaresmal, sob a coordenação do Padre Julio Cesar e a presença de várias pessoas da comunidade, representantes de pastorais e os alunos da catequese.
Padre Julio fez a abertura com uma oração e música, durante o Retiro foi feita uma leitura do Evangelo de Jesus Cristo segundo João 4,5-42, por partes, pelos participantes e explicado pelo Padre Julio Cesar, que fez uma brilhante explanação do tema, com palavras fáceis e de entendimento. Durante o Retiro foram tocadas músicas para reflexão e muita oração.
Foi demonstrado uma dinâmica sobre as pessoas: esponja, giz e pedra. (cuja dinâmica será realizada em um outro encontro)
Por último cada participante teve como dinâmica pessoal a incumbência de escrever um Salmo, sobre o assunto discutido neste primeiro Retiro, "A sua sede de Deus e de sua justiça"
Durante a explanação de cada um de seu Salmo, o Padre Julio acendeu uma vela e pediu que passasse por cada um e que cada participante fizesse uma oração do fundo do coração.
Ao final êle nos revelou que aquela vela que passou de mão em mão, foi uma vela que êle ganhou de um Padre no Santo Sepulcro quando da sua ida a Jerusalém.
Foi uma emoção muito grande e um momento de muito amor.
Começamos assim a nossa preparação para a Páscoa.
Esperaremos com muito carinho o nosso próximo Retiro!!! 

Seguem fotos de alguns momentos deste encontro:












Nossa Senhora do Líbano, rogai por nós!!!!

quarta-feira, 21 de março de 2012

Semana Santa 2012

Estamos nos preparando para a Semana Santa, gostariámos da participação de todos, segue toda a programação:

Programação da  Vigília Pascal:


Nossa Senhora do Líbano, rogai por nós!!!!!!

Romaria da Arquideocese de São Paulo - 06/05/2012



Programe-se vai ser uma peregrinação religiosa de muita fé.
Procure os responsavéis para fazer sua reserva:
Da. Vera - na missa do sabádo
Betania - na missa de domingo






Nossa Senhora do Líbano, rogai por nós!!!!!!

segunda-feira, 19 de março de 2012

Dia de São José


"Esposo de Maria Santíssima e pai adotivo de Jesus, é um dos santos mais venerados no Brasil, contando com quase 200 paróquias. Pouco se sabe sobre São José, apenas que êle era da família de Davi.
Avisado em sonhos da origem divina da gravidez de Maria, recebeu-a como esposa.
Esteve ao seu lado no momento do parto e na fuga para o Egito. Lutou arduamente para sobreviver numa terra estrangeira, esperando regressar quando não mais Jesus estivesse em perigo.
Dividiu com Nossa Senhora as preocupações com o filho adolescente, de maneira especial quando este sumiu por três dias.
É chamado protetor da Igreja. Guardou e zelou pela Sagrada Família, por isso é aclamado protetor da Igreja. Com seu ofício de carpinteiro proveu o sustento de sua família, por isso é chamado protetor de trabalhadores.
Morreu nos braços de Jesus e Maria, por isso é considerado padroeiro da "Boa Noite".
Há 62 anos, o Padre José Gumercindo fundava em Boquim (SE) a Sociedade Joseleitos de Cristo. Agradecidos a Deus pela história da Sociedade, rezemos por todos os Joseleitos.
São José, em seu silêncio e humildade, fez o que todo homem enquanto pai de família deve realizar: proteger, amar e guardar sua família" Coca

Nossa Senhora do Líbano, rogai por nós!!!!

Via Sacra - Pico do Jaraguá

Na manhã do sábado, 17 de março, a Região Episcopal Lapa esteve reunida no Pico do Jaraguá, para a oração e meditação da Via-Sacra. Presidida por D. Júlio, nosso bispo auxiliar, a Via-Sacra contou com a participação das várias paróquias da Região, inclusive a nossa, que foi representada pelo nosso Pároco, Pe. Júlio Cesar e alguns paroquianos. 
Seguem fotos enviadas pelo Pe. Júlio Cesar.







 Nossa Senhora do Líbano, rogai por nós!!!!!!

segunda-feira, 12 de março de 2012

Quaresma tempo de paz, alegria e felicidade

"Santo Agostinho dizia que "o pecador não suporta nem a si mesmo", e que "os teus pecados são a tua tristeza; deixa que a santidade seja a tua alegria". A verdadeira alegria brota no bojo da virtude, da graça; então, a Quaresma nos traz um tempo de paz, alegria e felicidade, porque chegamos mais perto de Deus.

Para isso podemos fazer uma confissão bem feita; o meio mais eficaz para se livrar do pecado. Jesus instituiu a confissão em sua primeira aparição aos discípulos, no mesmo domingo da Ressurreição (Jo 20,22) dizendo-lhes: "a quem vocês perdoarem os pecados, os pecados estarão perdoados". Não há graça maior do que ser perdoado por Deus, estar livre das misérias da alma e estar em paz com a consciência.

Jesus quis que nos confessemos com o sacerdote da Igreja, seu ministro, porque ele também é fraco e humano, e pode nos compreender, orientar e perdoar pela autoridade de Deus. Especialmente aqueles que há muito não se confessam, têm na Quaresma uma graça especial de Deus para se aproximar do confessor e entregar a Cristo nele representado, as suas misérias.

Uma prática muito salutar que a Igreja nos recomenda durante a Quaresma, uma vez por semana, é fazer o exercício da Via Sacra, na igreja, recordando e meditando a Paixão de Cristo e todo o seu sofrimento para nos salvar. Isto aumenta em nós o amor a Jesus e aos outros.

Não podemos esquecer também que a Santa Missa é a prática de piedade mais importante da fé católica, e que dela devemos participar, se possível, todos os dias da Quaresma. Na Missa estamos diante do Calvário, o mesmo e único Calvário. Sim, não é a repetição do Calvário, nem apenas a sua "lembrança", mas a sua "presentificação"; é a atualização do Sacrifício único de Jesus. A Igreja nos lembra que todas as vezes que participamos bem da Missa, "torna-se presente a nossa redenção".

Assim podemos viver bem a Quaresma e participar bem da Páscoa do Senhor, enriquecendo a nossa alma com as suas graças extraordinárias; podendo ser melhor e viver melhor"

Foto Felipe Aquino
felipeaquino@cancaonova.com

Confie!!!!!

A pedrinha









Confie...

As coisas acontecem na hora certa.
Exatamente quando devem acontecer!
Momentos felizes, louve a Deus.
Momentos difíceis, busque a Deus.
Momentos silenciosos, adore a Deus.
Momentos dolorosos, confie em Deus.
Cada momento, agradeça a Deus.

Nossa Senhora do Líbano, rogai por nós!!!!!!!!!!!!!!!!
 

quinta-feira, 8 de março de 2012

Reunião CPP - Conselho de Pastoral Paroquial

Hoje tivemos a nossa primeira Reunião CPP com o Pe. Julio Cesar, foi muito produtiva e houve um otimo comparecimento de todos os coordenadores das Pastorais.
Algumas datas já ficaram estipuladas  como segue:

-  toda quarta feira do mês teremos a reunião do CPP, no salão paroquial

- Dia 13/03 - reunião com os Ministros de Eucaristia às 20:00 hs no Salão Paroquial

- Dia 14/03 - Confissão às 20:00 horas

- Dia 17/03 - reunião com todos os participantes da Pastoral do Canto às 17:30 hs na Igreja

- Responsável pela procissão de Domingos de Ramos e Quinta Feira Santa (Pastoral do Dizímo)

- Dia 24/03 - Retiro para preparação da Páscoa - Centro Comunitário - das 16:00 às 18:30, terminando com a missa - (Lanche Comunitário)

- Dia 06/05 - Romaria para Aparecida do Norte Setor Pirituba - Lista para marcar o nome na missa de Sabado com Dona Vera e na missa de Domingo com Betania

 Nossa Senhora do Líbano, rogai por nós!!!!

sábado, 3 de março de 2012

Quaresma" - Porque a contagem da Quaresma está vinculada, no Brasil, ao término do carnaval?

Na reunião de hoje da Pastoral da Liturgia, foi dada uma explanação sobre o tema Quaresma, feita pela Lurdes Bachin, e que repasso em nosso blog para informação de todos que acessam, como segue:



 "A Páscoa acontece sempre na 1ª Lua Cheia após a Primavera, na Europa, o que corresponde ao Outono no Brasil. A Primavera na Europa tem um enorme significado de vida, pois durante o Inverno toda a natureza fica morta, ressurgindo com o início da nova estação. Podemos fazer uma analogia da Primavera com a Ressurreição de Jesus, que vence a morte.
Voltando à lua, descobre-se então qual o é o dia da 1ª lua cheia da primavera, e aí passa-se a contar 40 dias (quaresma) para trás sem incluir os domingos. Então se chega a data que será 4ªf de Cinzas e o início da Quaresma.
Por isso Páscoa é uma data móvel, assim como 6ªf Santa, 5ªf Santa, o Carnaval.
Esta contagem é igual no Brasil e em todo mundo.
A Quaresma começa precisamente com um símbolo bem conhecido e consolidado: A Cinza
Os Dez Símbolos da Quaresma:
1.       Quaresma é Deserto
É aridez, solidão, jejum, austeridade, rigor, esforço, penitência, perigo, tentação.
2.       Quaresma é Perdão
As histórias bíblicas de Jonas e Nínive e a parábola do filho pródigo são exemplos dele.
3.       Quaresma é Encontro
É abraço de reconciliação, como na parábola do filho pródigo ou na conversão de Zaqueu, ou ainda no diálogo de Jesus Cristo com a mulher adúltera.
4.       Quaresma é Luz
Como se põe em evidência, por exemplo, no evangelho do cego de nascimento. É a passagem das trevas para a luz. Jesus Cristo é a luz do mundo.
5.       Quaresma é Saúde
Símbolo manifestado nos textos como a cura do filho paralítico ou do filho do centurião.
6.       Quaresma é água
É a presença da sede da nossa insatisfação para a água viva, a água de Moisés ao povo de Israel no deserto ou de Jesus à mulher samaritana.
7.       Quaresma é Libertação, Triunfo
É a superação vitoriosa das provas e dificuldades. Algumas figuras bíblicas que sofrem graves perigos e vencem na prova, São José, filho de Jacó, a casta Susana, Ester, o profeto Jeremias e, sobretudo Jesus, tentado e transfigurado.
8.       Quaresma é Cruz
Sinal e presença permanente durante toda a Quaresma. Prefigurada no Antigo testamento e manifestada com o exemplo de Jesus Cristo e com o seu convite de carrega-la como condição para o seguimento.
9.       Quaresma é Transfiguração
É a luz definitiva do caminho quaresmal, pré-anunciada e vivida na cena da transfiguração de Jesus. “Pela Cruz e para a Luz”.
10.   Quaresma é Páscoa Ressuscitada e Ressuscitadora
É o esforço para retirar o fermento velho e incorporar a fermentação NOVA DA PÁSCOA RESSUSCITADA E RESSUSCITADORA, AGORA E SEMPRE..."

Nossa Senhora do |Líbano, rogai por nós!!!!!!!