quinta-feira, 18 de fevereiro de 2021

Quarta-feira de Cinzas 2021

 

Papa Francisco durante cerimônia da quarta-feira de Cinzas


Este ano, devido às precauções tomadas por conta da pandemia do coronavírus, também as igrejas católicas se adaptaram e adotaram uma nova forma no rito de imposição das cinzas, que sempre acontece com o Padre fazendo uma cruz na testa de cada fiel presente à celebração da Quarta-feira de Cinzas.
Excepcionalmente, na celebração deste ano, as cinzas foram colocadas sobre a cabeça de cada fiel, sem o Pároco dizer nada.













CONVERSÃO: FRATERNIDADE E VIDA 
Com a Quarta Feira de Cinzas, iniciamos a Quaresma deste ano, em preparação à celebração da Páscoa. O apelo a ouvir a voz de Deus e à conversão marca desde logo o itinerário quaresmal e vai se repetindo de muitas formas ao longo da Quaresma. Converter-se é, antes de tudo, voltar-se para Deus e lhe dar ouvidos, aceitando o que nos fala
Conversão também significa fazer as mudanças necessárias em nossa vida, para sermos fieis e obedientes a Deus, deixando-nos conduzir pelos seus caminhos, que são sempre de salvação, vida e felicidade. Longe de Deus não há salvação nem vida. Os exercícios quaresmais do jejum, esmola e oração ajudam-nos a viver esse processo de conversão. O chamado à conversão, neste ano, também inclui nosso esforço de conversão pastoral e eclesial, conforme pede o sínodo arquidiocesano. A renovação missionária de nossas pessoas, comunidades e organizações eclesiais requer mudanças e a superação de atitudes que atrapalham, ou não contribuem para realizar bem a missão de nossa Igreja em São Paulo. 
A conversão pastoral e missionária requer que abramos os olhos e os ouvidos e ouçamos atentamente “o que o Espírito diz à Igreja” em São Paulo...Hoje também iniciamos a Campanha da Fraternidade deste ano, que se estenderá até o Domingo de Ramos. O tema da CF de 2021 - “Fraternidade e Vida - dom e compromisso” – aborda mais uma vez a questão importante da valorização da vida humana e de toda forma de vida, dom precioso do Criador, que deve ser acolhido com gratidão, respeitado com cuidado. Deus é o “amigo da vida”, Autor e Senhor da vida, como diz a Bíblia. Infelizmente, com frequência, a vida humana é banalizada, desrespeitada e ferida. Quando falamos de “vida humana” queremos dizer, pessoa humana viva. 
Não podemos ficar indiferentes perante as agressões contra a vida pois poderemos ser as próximas vítimas. No início da Quaresma, ouvimos esse apelo da palavra de Deus: “hoje, não fecheis o vosso coração, mas ouvi a voz do Senhor!”. Que a escuta da palavra de Deus e a penitência nos ajudem no nosso caminho quaresmal a chegar a uma verdadeira conversão, para celebrarmos a Páscoa renovados, junto com Jesus ressuscitado, que venceu a morte, renovou a vida e manifestou a vida plena e gloriosa mediante sua ressurreição. 
Cardeal Odilo P. Scherer,  Arcebispo de São Paulo