sexta-feira, 19 de fevereiro de 2021

Retomada das atividades em Nossa Paróquia

Após o recesso do mês de Janeiro, as atividades de nossa paróquia já foram retomadas e algumas que foram suspensas em 2020, por causa da pandemia do coronavírus, como é o caso da Catequese e preparação para o Crisma, aos poucos voltam a fazer parte do nosso calendário religioso.

Vamos saber os detalhes através desse vídeo do Padre José Antonio Filho:





quinta-feira, 18 de fevereiro de 2021

Quarta-feira de Cinzas 2021

 

Papa Francisco durante cerimônia da quarta-feira de Cinzas


Este ano, devido às precauções tomadas por conta da pandemia do coronavírus, também as igrejas católicas se adaptaram e adotaram uma nova forma no rito de imposição das cinzas, que sempre acontece com o Padre fazendo uma cruz na testa de cada fiel presente à celebração da Quarta-feira de Cinzas.
Excepcionalmente, na celebração deste ano, as cinzas foram colocadas sobre a cabeça de cada fiel, sem o Pároco dizer nada.













CONVERSÃO: FRATERNIDADE E VIDA 
Com a Quarta Feira de Cinzas, iniciamos a Quaresma deste ano, em preparação à celebração da Páscoa. O apelo a ouvir a voz de Deus e à conversão marca desde logo o itinerário quaresmal e vai se repetindo de muitas formas ao longo da Quaresma. Converter-se é, antes de tudo, voltar-se para Deus e lhe dar ouvidos, aceitando o que nos fala
Conversão também significa fazer as mudanças necessárias em nossa vida, para sermos fieis e obedientes a Deus, deixando-nos conduzir pelos seus caminhos, que são sempre de salvação, vida e felicidade. Longe de Deus não há salvação nem vida. Os exercícios quaresmais do jejum, esmola e oração ajudam-nos a viver esse processo de conversão. O chamado à conversão, neste ano, também inclui nosso esforço de conversão pastoral e eclesial, conforme pede o sínodo arquidiocesano. A renovação missionária de nossas pessoas, comunidades e organizações eclesiais requer mudanças e a superação de atitudes que atrapalham, ou não contribuem para realizar bem a missão de nossa Igreja em São Paulo. 
A conversão pastoral e missionária requer que abramos os olhos e os ouvidos e ouçamos atentamente “o que o Espírito diz à Igreja” em São Paulo...Hoje também iniciamos a Campanha da Fraternidade deste ano, que se estenderá até o Domingo de Ramos. O tema da CF de 2021 - “Fraternidade e Vida - dom e compromisso” – aborda mais uma vez a questão importante da valorização da vida humana e de toda forma de vida, dom precioso do Criador, que deve ser acolhido com gratidão, respeitado com cuidado. Deus é o “amigo da vida”, Autor e Senhor da vida, como diz a Bíblia. Infelizmente, com frequência, a vida humana é banalizada, desrespeitada e ferida. Quando falamos de “vida humana” queremos dizer, pessoa humana viva. 
Não podemos ficar indiferentes perante as agressões contra a vida pois poderemos ser as próximas vítimas. No início da Quaresma, ouvimos esse apelo da palavra de Deus: “hoje, não fecheis o vosso coração, mas ouvi a voz do Senhor!”. Que a escuta da palavra de Deus e a penitência nos ajudem no nosso caminho quaresmal a chegar a uma verdadeira conversão, para celebrarmos a Páscoa renovados, junto com Jesus ressuscitado, que venceu a morte, renovou a vida e manifestou a vida plena e gloriosa mediante sua ressurreição. 
Cardeal Odilo P. Scherer,  Arcebispo de São Paulo






segunda-feira, 8 de fevereiro de 2021

sábado, 6 de fevereiro de 2021

Primeira missa celebrada pelo Padre Júlio após sair do Hospital


Esta foto registra a primeira missa do Padre Júlio Cesar após o período de penitência e sofrimento com a Covid-19.

Agradecemos, mais uma vez, a todos vocês que rezaram pela saúde e recuperação do nosso irmão.

E vamos continuar orando até que ele fique totalmente recuperado.

quarta-feira, 3 de fevereiro de 2021

DIA DE SÃO BRÁS E MISSA EM NOSSA PARÓQUIA


 

No dia 3 de fevereiro, a Igreja Católica celebra o dia de São Brás, que nasceu na cidade de Sebaste, Armênia, no final do século 3.
Primeiramente foi médico, mas entrou numa crise e buscou por Nosso Senhor Jesus Cristo. Não se sabe se já era batizado ou pediu a graça do Santo Batismo, mas sua vida sofreu uma guinada. Muitas pessoas começaram a ser evangelizadas através da busca da santidade daquele médico.
Numa outra etapa de sua vida, ele discerniu que precisava se retirar. Para ele, o retiro era permanecer no Monte Argeu, na penitência, mas na verdade, o Senhor o estava preparando porque, ao falecer o bispo de Sebaste, o povo, conhecendo a fama do santo eremita, foi buscá-lo para ser pastor. Ele que vivia naquela constante renúncia, aceitou ser ordenado padre e depois bispo; não por gosto dele, mas por obediência.
Sucessor dos apóstolos e fiel à Igreja, era um homem corajoso, de oração e pastor das almas, pois cuidava dos fiéis na sua totalidade e evangelizava com o seu testemunho.
São Brás viveu num tempo em que a Igreja foi duramente perseguida pelo imperador do Oriente, Licínio, que era cunhado do imperador do Ocidente, Constantino. Por motivos políticos e por ódio, Licínio começou a perseguir os cristãos, porque sabia que Constantino era a favor do Cristianismo. 
O prefeito de Sebaste, dentro deste contexto e querendo agradar ao imperador, por saber da fama de santidade do bispo São Brás, enviou os soldados para o Monte Argeu, lugar que esse grande santo fez sua casa episcopal. Dali, ele governava a Igreja, embora não ficasse apenas naquele local.

São Brás foi preso e sofreu muitas chantagens para que renunciasse à fé, mas por amor a Cristo e à Igreja, preferiu renunciar à própria vida.
Em 316, foi degolado.
Conta a história que, ao se dirigir para o martírio, uma mãe apresentou-lhe uma criança de colo que estava morrendo engasgada por causa de uma espinha de peixe na garganta. Ele parou, olhou para o céu, orou e Nosso Senhor curou aquela criança.

São Brás, rogai por nós!!!

Fonte: Canção Nova

















ORAÇÃO A SÃO BRÁS, PROTETOR CONTRA AS DOENÇAS DA GARGANTA

Ó glorioso São Brás, 
que restituístes com uma breve oração 
a perfeita saúde a um menino que, 
por uma espinha de peixe atravessada na garganta, 
estava prestes a expirar, 
obtende para nós todos
a graça de experimentarmos
a eficácia do vosso patrocínio
em todos os males da garganta.
Conservai a nossa garganta sã e perfeita
para que possamos falar corretamente
e assim proclamar e cantar os louvores de Deus

Amém!!!