quarta-feira, 26 de fevereiro de 2020

VOCÊ SABE O SIGNIFICADO DA QUARTA-FEIRA DE CINZAS?

Terminou o carnaval e hoje tem início um dos períodos mais importantes do Calendário Litúrgico para os católicos: a Quaresma!!!

E antes de darmos uma explicação sobre a Quaresma, vamos falar do significado da data de hoje, a QUARTA-FEIRA DE CINZAS,que é o primeiro dia da Quaresma, ou seja, dos 40 dias nos quais a Igreja chama os fieis a se converterem e se prepararem verdadeiramente para viver os mistérios da Paixão, Morte e Ressurreição de Cristo durante a Semana Santa.
Pois bem...

A Quarta-feira de Cinzas é uma celebração que está no Missal Romano, o qual explica que no final da Missa, abençoa-se e impõe-se as cinzas obtidas da queima dos ramos usados no Domingo de Ramos do ano anterior.

A tradição de impor a cinza é da Igreja primitiva. Naquela época, as pessoas colocavam as cinzas na cabeça e se apresentavam ante a comunidade com um “hábito penitencial” para receber o Sacramento da Reconciliação na Quinta-feira Santa.
A Quaresma adquiriu um sentido penitencial para todos os cristãos por volta do ano 400 d.C. e, a partir do século Onze, a Igreja de Roma passou a impor as cinzas no início deste tempo.
A cinza é um símbolo e essa palavra, cinza, provém do latim “cinis”,  que representa o produto da combustão de algo pelo fogo. Esta adotou desde muito cedo um sentido simbólico de morte, expiração, mas também de humildade e penitência.
A cinza, como sinal de humildade, recorda ao cristão a sua origem e o seu fim: “E formou o Senhor Deus o homem do pó da terra”, até que te tornes à terra; porque dela foste tomado; porquanto és pó e em pó te tornarás” .
Qualquer pessoa pode receber este sacramental, inclusive os não católicos. 
A pessoa permanece com as cinzas na fronte quanto tempo achar que deve , pois não existe um tempo determinado