O arcebispo de Aparecida (SP), Cardeal Raymundo Damasceno Assis, informou que, a partir do próximo mês de outubro, o Brasil terá um ano jubilar mariano. O período especial a ser vivido pela Igreja no Brasil integra as comemorações pelos 300 anos do encontro da imagem de Nossa Senhora Aparecida.
O ano jubilar mariano será decretado pela Conferência Nacional dos Bispos do Brasil. O início será no próximo dia 12 de outubro, com a inauguração do Campanário do Santuário Nacional, obra que foi projetada pelo arquiteto Oscar Niemeyer.
“A Conferência Nacional dos Bispos do Brasil vai decretar um ano Jubilar mariano a partir de outubro. Será um ano de graça, de modo especial para o Brasil: um momento de louvor e agradecimento especial a Deus por tudo aquilo que Ele tem feito por nós, por intercessão de Nossa Senhora Aparecida, nossa padroeira e nossa Rainha”, disse o cardeal.
Dom Damasceno recorda ainda que a devoção a Nossa Senhora faz parte da história do Brasil. “Maria sempre foi uma porta aberta ao conhecimento de Jesus; é o modelo de seguimento de Cristo, dos valores humanos que marcam a identidade religiosa do povo”.
Os 300 anos do encontro da imagem de Nossa Senhora Aparecida será celebrado em 12 de outubro de 2017. É aguardada a presença do Papa Francisco na ocasião; ele mesmo disse que viria quando esteve no Brasil em 2013. A vinda do Papa, porém, ainda não foi oficialmente confirmada pela Santa Sé.
Vaticano vai ganhar estátua de Nossa Senhora Aparecida
A obra foi desenhada por um artista brasileiro; outros países já têm suas padroeiras nos Jardins Vaticanos
No próximo dia 3 de setembro será inaugurado nos Jardins do Vaticano um monumento em homenagem a Nossa Senhora Aparecida. A iniciativa é da Arquidiocese de Aparecida e da Embaixada do Brasil junto à Santa Sé.
O Embaixador do Brasil, Denis de Souza Pinto, afirma que será um momento muito importante para os brasileiros.
“Não tínhamos a imagem de Nossa Senhora Aparecida nos Jardins do Vaticano enquanto outros países têm suas padroeiras nos Jardins.”
A obra foi desenhada por um artista brasileiro. É uma barca, de bronze, onde estão a figura de três pescadores. Saindo desta barca tem uma rede feita de peixes. Em cima da rede está a imagem de Nossa Senhora Aparecida.
“Um pouco, simbolicamente, o que foi a aparição de Nossa Senhora, que foram pescadores que recolheram a imagem do fundo do Rio Paraíba”.