quinta-feira, 5 de abril de 2012

Missa de Lavapés

"Com a celebração da Ceia do Senhor ou como se tornou mais conhecida, a Missa do lava-pés, temos diante dos olhos a antecipação feita por parte de Cristo, de todas as consequências do seu amor sem reservas pela humanidade. Tendo amado os seus que estavam no mundo, Jesus os amou até o fim! Esta imagem do Cristo que se abaixa para lavar os pés dos seus, deve evocar em nós, o desejo de humildade e de mansidão, de respeito aos outros e de não acepção de pessoas, pois com a mesma água e com o mesmo amor, Jesus lavou os pés de todos, desde o discípulo amado, até o traidor!" Diego J.
Assim aconteceu em nossa comunidade nesta noite, nosso paróco Pe. Júlio Cesar lavou os pés dos 12 apóstolos que se fizeram presente entre senhores e jovens de nossa comunidade, tal qual Jesus fez. Ao término pediu que o último apóstolo fizesse o mesmo com uma pessoa da assembléia, e assim o gesto se repetiu por cinco vezes, num gesto de humildade e tendo a certeza que nos colocamos à serviço do mundo repetindo este gesto de Jesus
Nesta mesma missa a Liturgia da Igreja privilegia três óleos, chamando-os de "Santos Óleos": Óleo dos enfermos, Óleo dos catecúmenos e Óleo do Santo Crisma. Os dois primeiros Santos Óleos são abençoados e o terceiro, o Óleo Crismal, é consagrado na missa crismal que o Bispo celebra com todo o seu presbitério na 5ª feira santa pela manhã.
 
Igreja preparada para missa de Lavapés

Procissão de entrada

Participação dos senhores e jovens

Pe. Júlio Cesar

Santos Óleos

Santos Óleos

Santos Óleos

Participação dos fiéis

Os apóstolos

Pe. Júlio Cesar

O Lavapés
O Lavapés

Pe Júlio Cesar

Lavapés da comunidade

Lavapés da comunidade

Lavapés da comunidade

Lavapés da comunidade

Lavapés da comunidade
Renovação Ministros de Eucarístia

Ofertório 

Ofertório 

Eucaristia

Participação dos fiéis

Apóstolos
Grupo de Canto

Pós eucaristia

Distribuição de pães

Preparação para translado

Procissão de translado

Procissão nas ruas

Procissão nas ruas

Procissão nas ruas
Altar no salão paroquial


Adoração
Vista do salão paroquial

Adoração


Adoração  
Assim terminamos a quinta feira Santa, a adoração começa pela manhã às 7:00 hs.


Nossa Senhora do Líbano, rogai por nós!!!