segunda-feira, 28 de junho de 2021

Visita do Bispo Dom José Benedito Cardoso



Foi com muita alegria que recebemos, no dia 27 de junho, a visita do nosso Bispo auxiliar da região Episcopal Lapa, Dom José Benedito Cardoso.

Dom José, sempre num ato de humildade e simpatia, tem visitado diversas paróquias das regiões Lapa e Pirituba, levando palavras de conforto e esperança nesses dias tão difíceis que todos nós estamos vivendo.

Ele participou da missa das 8hs30 em nossa Paróquia que, como sempre, também foi transmitida pelo Facebook.

Após a missa, Dom José e nosso Pároco, Padre José Antonio, foram gentilmente convidados a tomar um café na casa de uma paroquiana, vizinha da Igreja Nossa Senhora do Líbano, que ficou feliz e lisonjeada com essa visita.













quinta-feira, 17 de junho de 2021

Missa de Santo Antonio em ritmo sertanejo


Estar no mês de Junho significa muito para a Igreja Católica, pois celebramos a memória de três importantes santos: Antonio, João e Pedro.
É também em junho que acontecem, por todo país, as tradicionais festas juninas.
Infelizmente, pelo segundo ano consecutivo, por causa da pandemia do coronavírus, essas populares festas não irão acontecer.
É famosa a festa junina da Paróquia Nossa Senhora do Líbano, e todos devem estar com saudade dos momentos de diversão, do nosso bingo, das barracas de quitutes e brincadeiras.
Enquanto isso não pode acontecer, vamos seguindo com nossa programação religiosa, missas e celebrações, sempre com todos os cuidados e protocolos sanitários, como uso de máscaras, alcool em gel, distanciamento e desinfecção do ambiente ao final de cada encontro.
No domingo último, 13 de junho, dia de Santo Antonio, tivemos a nossa tradicional missa em ritmo sertanejo.
Além da missa presencial, também houve transmissão pelo facebook, e foram momentos muito bonitos.

Familia Lughi responsável pelos cânticos em ritmo sertanejo












Padre José Antonio e a tradicional benção dos pães 










Celebração do Imaculado Coração de Maria

A devoção ao coração de Maria começou já no início da Igreja, desenvolvendo-se na Idade Média. Com as aparições em Fátima, ganhou grande destaque. A devoção ao coração de Maria está associada à devoção ao coração de Jesus, pois esses dois corações se uniram no Mistério da Encarnação, Paixão e Morte do Verbo Encarnado.
Honrar o Coração de Maria é honrar o Coração que foi preparado por Deus para ser uma digna morada do Espírito Santo, que formaria, a seu tempo, o Redentor no ventre imaculado da Virgem Maria.
A devoção ao Coração de Maria é devoção à própria Mãe de Jesus.

E no sábado, 12 de junho, aconteceu em nossa Paróquia a celebração ao Imaculado Coração de Maria, conduzida por alguns Ministros da Comunhão Eucarística.














 

sábado, 12 de junho de 2021

Tríduo ao Sagrado Coração de Jesus




Na semana de 08 a 11 de junho de 2021, aconteceu em nossa Paróquia o Tríduo e Festa ao Sagrado Coração de Jesus.
Foram momentos de intensa devoção, celebrados todas as noites e com transmissão pelo facebook, para quem quisesse acompanhar de suas casas.
Selecionamos algumas fotos que retratam os principais momentos, tanto do Tríduo como do dia da Festa.
Esperamos em Deus que, no próximo ano, já estejamos mais seguros e possamos estar reunidos em nossa Paróquia vivenciando e participando, presencialmente, desse Tríduo ao Sagrado Coração de Jesus!






















sexta-feira, 4 de junho de 2021

Corpus Christi 2021



Corpus Christi
 significa Corpo de Cristo. É uma festa religiosa da Igreja Católica que tem por objetivo celebrar o mistério da eucaristia, o sacramento do corpo e do sangue de Jesus Cristo.

A festa de Corpus Christi acontece sempre 60 dias depois do Domingo de Páscoa ou na quinta-feira seguinte ao domingo da Santíssima Trindade, em alusão à quinta-feira santa quando Jesus instituiu o sacramento da eucaristia.

Durante esta festa são celebradas missas festivas e as ruas são enfeitadas para a passagem da procissão onde é conduzido geralmente pelo Bispo, ou pelo pároco da Igreja, o Santíssimo Sacramento que é acompanhada por multidões de fiéis em cada cidade brasileira.

A tradição de enfeitar as ruas começou pela cidade de Ouro Preto em Minas Gerais. A procissão pelas vias públicas, é uma recomendação do Código de Direito Canônico que determina ao Bispo Diocesano que tome as providências para que ocorra toda a celebração, para testemunhar a adoração e veneração para com a Santíssima Eucaristia.

Infelizmente, por estarmos numa pandemia, não podemos nos reunir como de costume para confeccionarmos o tapete nas ruas que circundam nossa Paróquia.

Ainda assim, nosso Pároco, Padre José Antonio Filho, juntamente com duas ministras da Eucaristia, enfeitou o corredor que vai da porta principal até o altar, e o resultado foi belíssimo, como vocês podem conferir:








A festa de Corpus Christi foi instituída pelo Papa Urbano IV no dia 8 de setembro de 1264
A procissão de Corpus Christi lembra a caminhada do povo de Deus, peregrino, em busca da Terra Prometida. O Antigo Testamento diz que o povo peregrino foi alimentado com maná, no deserto. Com a instituição da eucaristia o povo é alimentado com o próprio corpo de Cristo.

E durante a celebração de Corpus Christi este ano, em nossa Paróquia, aconteceu também o ritual de renovação do mandato dos Ministros da Comunhão Eucarística: