Comemoramos neste domingo, 23 de agosto, o dia do
Catequista, pois tanto homens quanto mulheres podem exercer esse dom.
Os catequistas não são apenas voluntários que ajudam na evangelização de crianças, jovens e adultos. São os que se doam, em base a seu compromisso batismal com Cristo e a Igreja, para ajudar a formar nos catequizados, uma fé robusta!!! Assim sendo, o papel do catequista é ser transformador do convívio social na família cristã, nas atividades de todos os ambientes e situações, como no trabalho, na política, na economia, na comunicação e em toda a ação e organização humana.
O catequista também ajuda a formar a consciência crítica, ou seja, fazer escolhas tendo por base a opção de vida com os valores humanos inoculados por Deus na ordem natural e na revelação do Filho de Deus.
Dessa forma, trabalhar na catequese é um verdadeiro ministério eclesial assumido, cada vez mais, por ministros não-ordenados, que se dedicam a auxiliar os párocos na tarefa de formar e informar o Rebanho, capacitando os fiéis a um maior esclarecimento e vivência da fé, seja na iniciação cristã, na doutrinação, na formação humana ou na congregação de forças para organizar a comunidade.
Havia muitos planos para este ano de 2020 em nossa paróquia, em relação à catequese de jovens e adultos, mas tudo foi inesperadamente interrompido por causa da pandemia do coronavirus.
Mas, em breve, se Deus assim permitir, tudo será retomado e as atividades postas em prática.
Enquanto isso,vamos fazer uma homenagem aos catequistas de nossa Paróquia.
Reunimos fotos antigas e outras mais recentes para parabenizar todos aqueles que já passaram por aqui realizando esse importante trabalho de catequizar crianças, jovens e adultos!!!
Lurdes Bachin, a primeira catequista da Paróquia |
Betânia Ramos de Azevedo |