sexta-feira, 29 de novembro de 2013

FESTA DE NOSSA SENHORA DAS GRAÇAS

A comunidade paroquial celebrou com alegria a Festa de Nossa Senhora das Graças, padroeira da Comunidade do City Pinheirinho. A missa foi celebrada no Colégio City Pinheirinho. 
No final da missa, a imagem de Nossa Senhora das Graças, que percorre semanalmente as casas das famílias da Comunidade, foi coroada. Antes da bênção final, uma bíblia foi sorteada e o Padre Júlio Cesar abençoou as lembranças preparadas para distribuir para os participantes. Na lembrança, estava uma medalhinha de Nossa Senhora das Graças. 























quarta-feira, 27 de novembro de 2013

ASSEMBLEIA PAROQUIAL



 Caro (a) paroquiano (a), louvado seja Nosso Senhor Jesus Cristo!
Nossa paróquia está prestes a viver um tempo muito especial. Trata-se da Assembleia Paroquial, um momento propício para refletirmos sobre nossa caminhada enquanto paróquia.

1. O que é uma Assembleia Paroquial?
Assembleia Paroquial é uma reunião de determinada paróquia, cujo objetivo é avaliar a ação evangelizadora e traçar metas para o futuro. Também é um evento celebrativo e de ação de graças por tudo aquilo que já foi realizado.
O povo de Deus sempre foi marcado por assembleias. No deserto, percebemos que Deus falava ao povo reunido em assembleia, por meio de Moisés (ler Êxodo 19,1-8; Deuteronômio 5,22). No Novo Testamento, vemos que a Igreja definia suas diretrizes de ação através de assembleias, sobretudo nos Atos dos Apóstolos:
- Ler Atos 1,15-26: eleição de Matias;
- Ler Atos 4,31: oração da comunidade;
- Ler Atos 6,1-6: escolha dos diáconos;
- Ler Atos 15,22-35: resultado da assembleia de Jerusalém.
Assim, fica claro que a finalidade da Assembleia é ouvir a vontade de Deus e elaborar um modo de realizá-la.

2. Quem são os delegados da Assembleia Paroquial?
As pessoas que têm direito a voto dentro da Assembleia Paroquial são chamadas de delegados. São delegados:
- O Pároco;
- Os membros do conselho econômico da paróquia;
- O coordenador e outro representante de cada pastoral paroquial;
- O coordenador e outro representante de cada movimento paroquial;

3. Como é composta a Assembleia Paroquial?

A Assembleia Paroquial é composta pelos seguintes membros:
- Presidente: o Pároco;
- Secretário: um dos delegados listados no item 3, escolhido pelo Presidente;
- Delegados: cada pessoa listada no item 3;
- Ouvintes: todos os paroquianos que queiram participar.

Reze pelo bom êxito da nossa Assembleia Paroquial que acontecerá no próximo sábado das 14 às 17h30 no Salão Paroquial. 

segunda-feira, 25 de novembro de 2013

PRIMEIRA COMUNHÃO

Solenemente encerramos na missa das 9 h. de ontem, o ano da fé celebrando a primeira comunhão das crianças que se prepararam nos últimos 3 anos. 

Após a homilia, as crianças acenderam as suas velas no Círio Pascal e logo em seguida, as da assembléia, para juntos, renovarem a fé. 









O ANO DA FÉ: 
Aos 11 de outubro de 2012, iniciou-se na Igreja Católica o Ano da Fé. Neste período, todos nós fomos convidados a repensarmos seriamente a questão da nossa fé.

O Papa Bento XVI, na Carta Apostólica Porta Fidei, com a qual iniciou o Ano da Fé, manifestava o desejo de que este ano suscitasse “em cada fiel o desejo de confessar a fé em sua plenitude e com renovada convicção, confiança e esperança”. Iniciava o Ano da Fé com a esperança de que seria “uma época propícia também para intensificar sua celebração na liturgia, e em particular na Eucaristia”. Desejava ainda, com o Ano da Fé, levar os fiéis a refletirem sobre o testemunho de vida. Que pudessem realmente “redescobrir os conteúdos da fé professada, celebrada, vivida e pregada, e refletir naquilo em que se crê” (PF, n.9).
A fé é uma escolha livre e voluntária, que, quando professada a partir do encontro pessoal e comunitário com Jesus Cristo, dá um novo sentido à nossa vida. Através da fé, nós nos sentimos parte de uma família, de uma comunidade de irmãos que buscam viver os valores do Evangelho e trabalham juntos na construção do Reino de Deus.

A fé também deve ser celebrada. Não teria sentido professar uma fé e não celebrá-la. “Sem a liturgia e os Sacramentos, a profissão de fé não teria eficácia, uma vez que prescindiria da graça que sustenta o testemunho dos cristãos” (PF, n.11).
A fé é vivida a partir do amor de Jesus Cristo. A experiência do amor é sempre uma força propulsora que não pode ser aprisionada e é assim, também, por causa da fé. É no encontro com o Ressuscitado, que aquece o coração com a Palavra e oferece novamente o seu amor no partir o pão, que a exigência de testemunhar a fé Nele é fortalecida. “A fé, de fato, cresce quando é vivida como experiência de um amor recebido e quando se comunica como experiência de graça e de alegria” (PF, n.7).

Através da vida de oração, ou da fé pregada, temos a possibilidade de ir construindo uma relação de comunhão pessoal com Deus por meio de seu Filho Jesus Cristo. “A oração é a luz da alma, o verdadeiro conhecimento de Deus, a mediadora entre Deus e o homem. É um desejo de Deus, um amor inefável que não provém das pessoas, mas é produto da graça divina” (São João Crisóstomo, homilia, n. 6).

























FESTA DE NOSSA SENHORA DAS GRAÇAS





Amanhã!!!

19h30 no Colégio City Pinheirinho: 

Missa de Nossa Senhora das Graças. 

Contamos com você e sua família!!!

domingo, 24 de novembro de 2013

CRISMA

Jovens e adultos de nossa paróquia receberam na Missa de ontem à noite, o Sacramento da Crisma. 
Dom Julio Endi Akamine, SAC, Bispo Auxiliar de São Paulo e Vigário Episcopal da nossa Região Lapa, presidiu a Eucaristia, onde juntamente com os crismandos, a comunidade renovou a fé, por ocasião do encerramento do Ano da Fé. 





























O Catecismo da Igreja Católica ensina que a Confirmação – Crisma, pertence, juntamente com o Batismo e a Eucaristia, aos três sacramentos da iniciação cristã da Igreja Católica. Nesse sacramento, tal como ocorreu no Pentecostes, o Paráclito desceu sobre a comunidade dos discípulos, então reunida. Também nele o Espírito Santo desce em cada batizado que pede à Igreja o dom d'Ele [Espírito Santo], dessa forma o sacramento encoraja o fiel e o fortalece para uma vida de testemunho de amor a Cristo.

A Confirmação é o sacramento que completa o Batismo e pelo qual recebemos o dom do Espírito Santo. Quem se decide livremente por uma vida como filho de Deus e pede o Espírito de Deus, sob o sinal da imposição das mãos e da unção do óleo do Crisma, obtém a força para testemunhar o amor e o poder de Deus com palavras e atos. Essa pessoa agora é membro legítimo e responsável da Igreja Católica.

Chama-se Crisma (nas Igrejas Orientais: Crismação com o Santo Myron) por causa do rito essencial que é a unção. Chama-se Confirmação, porque confirma e reforça a graça batismal. O óleo do Crisma é composto de óleo de oliveira (azeite) perfumado com resina balsâmica. Na manhã da Quinta-feira Santa, o bispo consagra-o para ser utilizado no Batismo, na Confirmação, na Ordenação dos sacerdotes e dos bispos e na consagração dos altares e dos sinos. O óleo representa a alegria, a força e a saúde. Quem é ungido com o Crisma deve difundir o bom perfume de Cristo (cf. II Cor 2,15).