terça-feira, 26 de fevereiro de 2013

UM ANO SE PASSOU...




O tempo
"A vida é o dever que nós trouxemos para fazer em casa.
Quando se vê, já são seis horas!
Quando de vê, já é sexta-feira!
Quando se vê, já é natal...
Quando se vê, já terminou o ano...
Quando se vê perdemos o amor da nossa vida.
Quando se vê passaram 50 anos!
Agora é tarde demais para ser reprovado...
Se me fosse dado um dia, outra oportunidade, eu nem olhava o relógio.
Seguiria sempre em frente e iria jogando pelo caminho a casca dourada e inútil das horas...
Seguraria o amor que está a minha frente e diria que eu o amo...
E tem mais: não deixe de fazer algo de que gosta devido à falta de tempo.
Não deixe de ter pessoas ao seu lado por puro medo de ser feliz.
A única falta que terá será a desse tempo que, infelizmente, nunca mais voltará."





Se existiram desafios nesse primeiro ano, tenho a certeza que mais uma vez a graça de Deus foi maior do que tudo. 

Agradeço a Deus pela experiência, ao meu povo amado a acolhida  e consagro à Nossa Senhora nossos projetos e iniciativas novas para que todas concorram para o bem do povo de Deus na construção do Reino. 





CONVERTER-SE POR UM TEMPO


Converter-se vem das raízes “cum” e “vertere” e subentende cumplicidade. A pessoa volta-se para a mesma direção que a outra. Elas se entendem porque o objetivo é o mesmo. Infelizmente, porém, existe conversão temporária e conversão permanente. Há quem diga que sendo temporária por mais sincera que seja não é conversão verdadeira. Os que assim pensam merecem ser ouvidos. Tocam num ponto fundamental da fé. Adesão com prazo para se desligar não é adesão, é engate ou enganche. É como viajar de pingente…
Mas algumas pessoas voltam- se para sempre na direção de Deus e do próximo. Sua conversão torna-se um segundo DNA. Guardam a fé, cumprem a promessa e não voltam atrás, nem praticam desvios. ( 2 Tm 4,7) Outras, infelizmente, – e não temos o direito de julgá-las, convertem-se por algum tempo. Não estavam voltadas para Deus ou para a religião, nem para o próximo, mas num retiro ou movimento, ou após a leitura de algum livro, declararam-se convertidas para a nova fé. Mudaram da noite para o dia. Mas apenas por um tempo. Pedro afirma que tais convertidos agem como o cão que volta ao vômito e a porca que volta á lama (2 Pd 2,22) Voltam ao de sempre! Foi entusiasmo momentâneo. Não era um processo de busca. Foi impulso de momento. Pode até dar certo para alguns; para a maioria, não!
Alguns desses convertidos passeiam de holofote em holofote dando testemunho de vida, mas falam cedo demais. Não dão tempo ao céu. Tamanho é o seu fervor e o seu poder de atração que as pessoas se voltam para eles á procura de alguma luz que eles ou elas irradiam. Pregam bem, têm uma bela história para contar e uma vida admirável a mostrar. Deus os transformou.
De repente, não se sabe quando, como ou o porquê, a revertem guinada que haviam dado e voltam a ser quem eram antes. Salomão é um exemplo do que pode acontecer a qualquer um de nós. Ergueu um Templo para javé e morreu negando Javé. Padre se casa, é o Bispo deixa o ministério e entra na política, pastor se casa com outra, leigo deixa a esposa e se envolve com outra mulher, escritor que depois de falar de maneira profunda sobre Jesus publica um livro dizendo que não tem mais fé, diácono muda de igreja, pastora que vai viver com um dos seus fiéis… Venceu o lado humano.
Uma das coisas mais fáceis do mundo é julgá-los. Quem está em pé, cuide-se para não cair, afirmava Paulo. ( 2 Cor 10,12) Não estando na pele deles, constatemos, mas não julguemos. Melhor é orar por eles. Converter-se nunca foi fácil.

Pe. Zezinho scj

sexta-feira, 22 de fevereiro de 2013

SER DIFERENTE


Dom Paulo Mendes Peixoto
Arcebispo de Uberaba (MG)


Não é fácil ser diferente, mesmo sabendo da diversidade e das qualidades que cada pessoa naturalmente tem. A novidade sempre nos assusta, ou nos encanta, provocando reações que podem ser interpretadas de diversas formas. Mas é oportunidade também de reflexão e de descoberta do bem que isto pode ocasionar aos demais.
A bíblia fala da transfiguração, acontecida com Jesus Cristo, no Monte Tabor. É uma cena que pode ser entendida como situação ou realidade nova, transformada, por fazer um caminho de conquista de libertação e de busca do novo. Assim deve acontecer na história de vida das pessoas e da sociedade no trajeto de sua construção.
A verdadeira transfiguração passa por uma via de justiça, sobre a qual deve pairar a virtude da esperança. É um caminho de compromissos assumidos com responsabilidade, sem fanatismo e nem superficialidade. Em vista disto, as pessoas realizam as coisas de “pés no chão”, comprometidas com aquilo que proporciona vida nova.
As novidades podem não ser bem vistas, principalmente quando ferem tradições firmadas numa longa história. Podemos até entender que certas leis dificultam atos de criatividade e iniciativas novas. Elas podem impedir um caminho de libertação, fundamental para a pessoa se transfigurar, ser outra e conquistar a felicidade.
Ser diferente é transformar práticas de escravidão em condições de liberdade. Assim aconteceu com o povo hebreu em sua sofrida saída do Egito, fugindo da opressão imposta pelas autoridades daquele Estado. Faz parte da essência de cada pessoa a busca de liberdade, mas isto supõe uma trajetória de luta e de sofrimento.
Ser transfigurado é uma realidade que vem por consequência de ter passado pelos enfrentamentos das situações de cruz, às vezes de muito sacrifício, chegando à ressurreição, à vida em Deus. Parece estranho esta realidade, mas a chegada final dá razão à cruz. Do contrário, ficamos “brigando” por poder, por glória e satisfações políticas inconsistentes. Na transfiguração de Cristo houve o encontro do antigo com o novo, revelando a passagem bíblica do Antigo Testamento para a chegada do Novo Testamento.

terça-feira, 19 de fevereiro de 2013

UMA REFLEXÃO INTERESSANTE SOBRE A RENÚNCIA DO PAPA



A jornalista Rachel Sheherazade vem fazendo sucesso ao externar suas opiniões no jornal do Sbt Brasil.    Chamou a atenção dos Católicos no mundo todo ao dar sua opinião sobre a renúncia do Papa Bento XVI.  De forma clara e objetiva, sem recorrer a especulação e mentiras, atraiu a admiração, não só dos Católicos mas de todas as denominações cristãs.

Com mais de 1 milhão de acessos o vídeo onde fala sobre a renúncia do Papa já foi visto no mundo todo, sendo que o youtube foi obrigado a colocar legendas no vídeo para que países de línguas orientais pudessem entender.  Defensora dos valores Cristãos, Rachel não abre mão de fundamentar suas opiniões nos princípios da moral e bons costumes.

Quando a maioria dos jornalistas sensacionalistas ficam divagando sobre mentiras referente a renúncia do Papa, Rachel chama atenção por não precisar usar de artifícios e suposições cinematográficas para expor seu pensamento.

NÃO NOS DEIXEIS CAIR EM TENTAÇÃO


Dom José Alberto Moura
Arcebispo de Montes Claros



Jesus nos ensina a rezar: “Não nos deixeis cair em tentação”. Ele mesmo quis experimentar os limites humanos, inclusive sofrendo tentações, conforme narra o Evangelho: “Foi tentado pelo diabo durante quarenta dias” (Lucas 4,2). Mas nos mostrou como vencer as sugestões malvadas. Indicou-nos a fortificação da vontade, com a fé esclarecida, a prática da oração, da penitência, do jejum, da caridade e da solidariedade.
Está na cultura hodierna a caracterização da vontade da pessoa comandada pelos instintos e pela busca de bem estar sem olhar primordialmente  para verdades e valores objetivos. Estes apresentam um ideal mais amplo e de verdadeira ajuda para a realização humana. Cai-se, então, com facilidade, em inúmeras tentações: a do orgulho e da ambição, a busca do ter acima do valor do ser, o acúmulo de bens materiais como objetivo de vida, o poder usado para se terem vantagens a qualquer preço, a politicagem traidora do bem comum, o desvio de conduta, roubando-se oportunidades de promoção do semelhante, a falta de solidariedade para com os empobrecidos e discriminados, o uso da religiosidade sem compromisso com o bem do próximo e com  fixação da fé alienante,   a procura de prazeres de forma animalesca e sem parâmetro ético e moral, o autoritarismo, o uso da mídia para impor idéias e ideais materialistas, o consumismo exagerado sem compromisso com os mais carentes, a desvalorização da família como instituição fundamental para a formação e o desenvolvimento da vida mais humana e saudável ética, psíquica e moralmente, a falta de políticas públicas de formação global da pessoa humana...
Vencer as tentações exige mudança de visão para uma vida de sentido elevado, como o próprio Cristo faz e propõe. A exercitação da vontade para se conquistar o bem maior da vida se dá com a tenacidade de esforço para a prática do altruísmo, com o ingrediente do amor a Deus e ao semelhante. Este tempo de quarenta dias de maior penitência e oração em preparação à celebração da Páscoa nos estimula a assumirmos nossa vida com a missão proposta por Deus. Somos corpo, mas também espírito. É preciso conjugar os dois para o predomínio da missão de fazer com que sua unidade aconteça de modo produtivo. Olhar para o objetivo da vida nos faz sermos uma unidade de corpo espiritualizado, a ponto de buscarmos o tesouro maior da existência, o próprio Deus. Ele deseja nossa união, entre nós e com Ele, para vivermos na terra como irmãos e irmãs. A solidariedade para com o próximo nos faz ser pessoas que só pensam em realizar o bem por causa e em obediência a Deus. Daí o andarmos pelo caminho mais estreito da renúncia a tudo o que nos tira do sentido da vida, conforme a proposta do Filho de Deus. Assim, com Ele, fazemos a verdadeira Páscoa de transformação de nossa vida, para que ela seja produtora de vida de sentido para todos.
Um meio de treinarmos nossa sensibilidade para a prática do amor é sermos mais solidários com a juventude e a ajudarmos a ser protagonista do novo caminho com Cristo, de acordo com o tema da Campanha da Fraternidade deste ano. A juventude precisa  tomar o caminho  que a leve a promover a vida plena de Cristo para a sociedade, superando a tentação do egoísmo e dos desacertos na vida.

sábado, 16 de fevereiro de 2013

INÍCIO DA CATEQUESE

Com uma bela celebração a catequese 2013 de nossa paróquia, iniciou suas atividades na manhã de hoje. 

Na celebração, as crianças, jovens e adultos manifestaram o desejo de conhecer e seguir mais profundamente à Jesus e os catequistas renovaram o compromisso de evangelizadores. 

A nossa catequese acontecerá todos os sábados das 17h30 às 18h45, seguida da Santa Missa às 19h. Podem participar crianças, adolescentes, jovens e adultos que ainda não foram batizados, fizeram a primeira comunhão ou não foram crismados. 







As inscrições podem ser feitas na Secretaria Paroquial de terça à sexta, das 13 às 17horas e aos sábados das 8 às 11h30.

sexta-feira, 15 de fevereiro de 2013

DOM LEONARDO: "A IGREJA NO BRASIL DESEJA CONVIDAR OS JOVENS A SEREM VERDADEIROS DISCÍPULOS MISSIONÁRIOS NO MUNDO DE HOJE"


POR: CNBB
No último dia 13 de fevereiro, aconteceu na sede da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), o Lançamento da Campanha da Fraternidade 2013. Veja a íntegra do discurso feito pelo secretário geral da CNBB, dom Leonardo Steiner.
Brasília, 13 de fevereiro de 2013


CAMPANHA DA FRATERNIDADE 2013
Fraternidade e Juventude
Eis-me aqui, envia-me! (Is 6,8)

O cristão vive da esperança e do amor! Amor visibilizado na pessoa de Jesus Cristo, no seu modo de viver e conviver. Esperança despertada pela morte e ressurreição do Filho de Deus. A vida, morte-ressurreição de Jesus Cristo concede ao cristão a vida do amor e a esperança do Reino definitivo!
Iniciamos hoje nosso caminho pascal. Os quarenta dias que precedem a Cruz e a Ressurreição sinalizam o caminho que a Igreja, na liturgia, nos oferece como possibilidade de sermos atingidos pela experiência salvadora de Jesus Cristo. Nas celebrações, as leituras nos provocarão a seguir o Senhor até o “clarear do novo dia”.
O clarear no “novo dia” surge do processo da conversão que a quaresma nos possibilita. Durante esse tempo especial, a Conferência Nacional dos Bispos do Brasil – CNBB nos apresenta a Campanha da Fraternidade como itinerário de conversão pessoal, comunitária e social. Esta experiência começou há 50 anos, em Nísia Floresta, na Arquidiocese de Natal, e, desde então, vem propondo temas de grande relevância para a Igreja e a sociedade brasileira. Para a quaresma deste ano, o tema escolhido é Juventude e Fraternidade. O lema é inspirado no profeta Isaías 6,8: “Eis-me aqui! Envia-me”.
A Campanha da Fraternidade de 1992 abordou o tema da Juventude. Igreja no Brasil, ao repropor aJuventude como tema da Campanha da Fraternidade, nesse tempo de mudança de época, deseja refletir, rezar com os jovens, reapresentando-lhes o Evangelho como sentido de vida e, ao mesmo tempo, como missão. A Campanha é um convite para nos convertermos e irmos ao encontro dos jovens e, ao mesmo tempo, é um convite aos jovens para se deixarem encontrar por Jesus Cristo,caminho, verdade e vida (Jo 14,6) e serem protagonistas da civilização do amor.
A Campanha deste ano abre a possibilidade de refletirmos e mesmo nos questionarmos a partir do Evangelho e da realidade dos jovens. Por um lado, admirar a generosidade, a criatividade, a disponibilidade, os ideais dos nossos jovens. Por outro lado, perguntarmos por que tantos assassinados, porque tanta violência contra os jovens? Por que a maioria da população carcerária é jovem? E ainda questionar por que a maioria dos jovens assassinados e encarcerados é afrodescendente? O que realizamos a favor dos jovens das comunidades originais, como indígenas e quilombolas? Qual a nossa contribuição pessoal, comunitária, social, governamental, eclesial, no enfrentamento desta realidade? O que estamos fazendo, quais as nossas iniciativas para dar horizonte, sentido de vida, dignidade aos jovens? O que oferecemos aos nossos filhos e filhas em casa, nas escolas, na universidade? Vale lembrar que apenas informações não plenificam uma vida. São as relações maduras e livres, critérios e valores perenes que iluminam a vida de toda a pessoa, por isso também dos jovens.
A Campanha deseja ser uma palavra de ânimo aos nossos jovens que participam ativamente nas nossas Comunidades de Fé, no cuidado dos pobres e idosos, no anúncio do Reino de Deus manifestado e realizado em Jesus Cristo. Ela convida a juventude a ocupar e usar os novos ambientes digitais para o anúncio e exercício da liberdade e da verdade que o Evangelho propõe. Animar nossos jovens para participarem da política na luta contra a corrupção e na busca de uma sociedade mais fraterna, justa e iluminada pelos direitos da pessoa. Uma vida animada pelo belo, pelo bem, pela verdade e pela liberdade.
A Campanha da Fraternidade é o início da peregrinação próxima para a Jornada Mundial da Juventude. A Semana Missionária e o encontro dos jovens peregrinos de todo o mundo no Rio de Janeiro serão a expressão da vitalidade da Igreja e da sociedade. Ao assumir como lema o espírito missionário da JMJ 2013 indicado pelo Santo Padre Bento XVI, Ide e fazei discípulos entre todas as nações (cf. Mt 28,19),  a Igreja no Brasil deseja convidar os jovens a serem verdadeiros discípulos missionários no mundo de hoje. Jovens colocando-se a serviço da evangelização, também através dos novos ambientes de comunicação. Vivendo e testemunhando a graça e a beleza de ser cristãos. Beleza, porque partícipes da vida do Reino e, por isso, tocados por Deus que alegra a nossa juventude. Alegra a nossa juventude, pois tomados pelo vigor de Deus: amar sem medida, gratuitamente! Os nossos jovens deixam transparecer o que é próprio de toda a pessoa humana: amar na gratuidade, tomados pela esperança!
Agradecemos com carinho filial o cuidado do Santo Padre Bento XVI que, a cada ano, durante seu pontificado, enviou à Igreja no Brasil palavras de orientação e incentivo para que a Campanha da Fraternidade frutificasse em amor e solidariedade para com os menos favorecidos da sociedade.
Aproveitemos o tempo da Quaresma para rezar pela Igreja que vive este momento especial de eleição do novo papa, sucedendo a Bento XVI cuja renúncia ele próprio anunciou na última segunda-feira. Supliquemos à Mãe Aparecida abençoá-lo, protegê-lo e ampará-lo, e que ele continue ajudando a Igreja com suas preces.
Leonardo Ulrich Steiner
Bispo Auxiliar de Brasília
Secretário Geral da CNBB

SANTA MARIA - RS

Os padres Joseleitos de Cristo, reunidos em retiro e Capítulo Geral, surpreendidos e consternados com a notícia da tragédia ocorrida no mês de janeiro em Santa Maria, enviaram uma mensagem de solidariedade para o Reitor da Universidade Federal e para o Exmo. e Revmo. Arcebispo de Santa Maria. 




Veja a resposta do Arcebispo e do Reitor:


Estimados Padres da Sociedade Joseleitos de Cristo:


 Recebemos vossa correspondência com as assinaturas de solidariedade pela tragédia ocorrida em Santa Maria. Agradecemos vossas orações e gesto de atenção fraterna. Esperamos poder superar esta imensa dor em tantas famílias, comunidades, escolas e universidade. Nossa Senhora Medianeira de Todas as Graças nos ampara como mãe e discípula de Jesus. Vamos repassar ao Prof. e Reitor da UFSM vossa correspondência.  

Com nossa gratidão, solidariedade e bênção: 


+ Hélio Adelar Rubert – Arcebispo de Santa Maria – RS





Para: Sociedade Joseleitos de Cristo
Subject: Re: Ref: Condolências aos familiares das vítimas da tragédia boate Kiss

AGRADECIMENTO

                        A Reitoria da Universidade Federal de Santa Maria, em nome de toda a comunidade universitária, profundamente consternada com a tragédia ocorrida no dia 27 de janeiro, que vitimou mais de cem alunos da nossa Instituição, agradece sua manifestação de apoio e solidariedade nesse momento de dor e comoção.

Felipe Martins Müller, Reitor da UFSM,
Dalvan José Reinert, Vice-Reitor.

terça-feira, 12 de fevereiro de 2013

QUARESMA


A Igreja Católica inicia na próxima quarta-feira, dia 13 de fevereiro de 2013, o Tempo da Quaresma, período de preparação para a festa da Páscoa que, com a morte e ressurreição de Jesus, tornou-se o grande referencial da nossa fé, o dia da vitória da Vida sobre a morte. A Quarta-feira de Cinzas marca, também, no Brasil, o início da Campanha da Fraternidade.

1. A Quaresma é o período de 40 dias que começa na quarta-feira de Cinzas e termina na véspera do Domingo de Ramos, este ano no dia 1º de abril, quando tem início a Semana Santa. Nesses 40 dias, somos convidados a reviver a experiência dos 40 anos de travessia do deserto pelo povo de Israel e os 40 dias que Jesus passou no deserto antes de iniciar a sua Missão. Somos convidados a três atitudes que são os pilares da vida cristã: a Oração, relação do homem com Deus; o Jejum, relação do homem consigo mesmo; e a Caridade, relação do homem com o próximo. É um tempo rico de reflexão sobre a nossa vida, buscando valorizar o que temos feito de bom e dar um novo caminho ao que temos feito de ruim ou deixado de fazer. É o convite à conversão.
2. O nosso calendário civil é definido a partir da Festa da Páscoa, por isso a Quaresma varia de ano para ano. A festa da Páscoa é celebrada no primeiro domingo após a primeira lua cheia do início do outono. Neste ano de 2013 o outono começa no dia 20 de março e a primeira lua cheia acontece no dia 27 de março. Assim, a Festa da Páscoa acontece no domingo seguinte, dia 31 de março. A partir desta data são definidas a Semana Santa, a Quarta-feira de Cinzas e, também, o Carnaval. A festa da Páscoa era primitivamente um ritual realizado por pastores que, para proteger as suas famílias e seus rebanhos dos espíritos maus, matavam um cordeiro e tingiam a entrada das tendas com o seu sangue. Por volta de 1250 anos antes de Cristo, esse ritual adquiriu um novo sentido, com a libertação do povo de Israel da escravidão do Egito. Depois, com a ressurreição de Jesus, a Páscoa se tornou a principal festa dos cristãos, lembrando que Deus liberta seu povo através de Jesus Cristo, o novo cordeiro pascal.
3. Na Quarta-feira de Cinzas, nas missas celebradas nas Paróquias e Comunidades, se benzem e impõem as cinzas feitas de ramos de oliveiras ou palmeiras, bentos no Domingo de Ramos do ano anterior. Em procissão, os cristãos e cristãs recebem na fronte um pouco dessas cinzas para expressar o desejo e votos de assumir o processo de conversão que se iniciou no Batismo, por uma vida de oração, esmola e jejum. As cinzas nos lembram que todo orgulho, prepotência, bens materiais não são nada mais do que cinzas após a morte. Conscientes de nossa pequenez, somos chamados a ser agentes de transformação de uma sociedade injusta, desigual e violenta, através de obras, ações, do amor que entrega a própria vida pela vida do outro.

4. A Quarta-feira de Cinzas abre a Campanha da Fraternidade, promovida pela CNBB desde 1964, destacando uma situação da realidade social para a reflexão das comunidades e de toda a sociedade. O tema deste ano é Fraternidade e Juventude e o lema “Eis-me aqui, envia-me!” (Cf, Is 6,8), querendo propiciar caminhos para o protagonismo dos jovens no seguimento de Jesus Cristo, na vivência eclesial e na construção da vida, por meio de um encontro pessoal com Jesus Cristo, do fomento à participação ativa na comunidade eclesial e da sensibilização para que sejam agentes transformadores da sociedade e protagonistas do bem comum. 

A MISSA DE CINZAS EM NOSSA PARÓQUIA SERÁ CELEBRADA ÀS 19H30. 

segunda-feira, 11 de fevereiro de 2013

BENTO XVI ANUNCIA RENÚNCIA


A Rádio Vaticano divulgou a informação de que o papa Bento XVI anunciou nesta segunda-feira que renunciará ao cargo no dia 28 de fevereiro. 











Eis o texto integral do anúncio:

“Caríssimos Irmãos, convoquei-vos para este Consistório não só por causa das três canonizações, mas também para vos comunicar uma decisão de grande importância para a vida da Igreja. Depois de ter examinado repetidamente a minha consciência diante de Deus, cheguei à certeza de que as minhas forças, devido à idade avançada, já não são idôneas para exercer adequadamente o ministério petrino. Estou bem consciente de que este ministério, pela sua essência espiritual, deve ser cumprido não só com as obras e com as palavras, mas também e igualmente sofrendo e rezando. Todavia, no mundo de hoje, sujeito a rápidas mudanças e agitado por questões de grande relevância para a vida da fé, para governar a barca de São Pedro e anunciar o Evangelho, é necessário também o vigor, quer do corpo, quer da mente; vigor este, que, nos últimos meses, foi diminuindo de tal modo em mim que tenho de reconhecer a minha incapacidade para administrar bem o ministério que me foi confiado. Por isso, bem consciente da gravidade deste ato, com plena liberdade, declaro que renuncio ao ministério de Bispo de Roma, Sucessor de São Pedro, que me foi confiado pela mão dos Cardeais em 19 de Abril de 2005, pelo que, a partir de 28 de Fevereiro de 2013, às 20,00 horas, a sede de Roma, a sede de São Pedro, ficará vacante e deverá ser convocado, por aqueles a quem tal compete, o Conclave para a eleição do novo Sumo Pontífice.
Caríssimos Irmãos, verdadeiramente de coração vos agradeço por todo o amor e a fadiga com que carregastes comigo o peso do meu ministério, e peço perdão por todos os meus defeitos. Agora confiemos a Santa Igreja à solicitude do seu Pastor Supremo, Nosso Senhor Jesus Cristo, e peçamos a Maria, sua Mãe Santíssima, que assista, com a sua bondade materna, os Padres Cardeais na eleição do novo Sumo Pontífice. Pelo que me diz respeito, nomeadamente no futuro, quero servir de todo o coração, com uma vida consagrada à oração, a Santa Igreja de Deus".

Vaticano, 10 de Fevereiro de 2013.


BENEDICTUS PP XVI





domingo, 3 de fevereiro de 2013

PARÓQUIA CELEBRA OS 10 ANOS DE ORDENAÇÃO SACERDOTAL DO PADRE JÚLIO CESAR

"Basta-te a minha graça" (2 Cor 12,9). Este foi o lema de ordenação sacerdotal escolhido pelo Padre Júlio Cesar de Mello Almo, sjc (Pároco da Paróquia Nossa Senhora do Líbano e foi também a grande motivação da Celebração Eucarística em ação de graças pelos 10 anos de sua ordenação sacerdotal. A missa foi presidida por D. Júlio Endi Akamine, SAC e contou com a presença de dezenas de fiéis. 

Na homilia, Dom Júlio refletiu sobre a Festa da Apresentação do Senhor e sobre o ministério sacerdotal. 

Ao final da missa, foram lidas duas mensagens enviadas pelos familiares do Pe. Júlio Cesar, que residem em Nova Friburgo - RJ e os paroquianos o homenagearam através das palavras de Salete, Coordenadora da Pastoral Litúrgica. 

A ação de graças seguiu com o momento de confraternização no salão paroquial. 




















Padre Júlio Cesar foi ordenado sacerdote no dia 25 de janeiro de 2003 em Nova Friburgo, sua cidade natal. Já trabalhou na Paróquia de Santo Antônio - Tucano - Ba, na Paróquia Santa Teresa D'Ávila (Salvador - BA) e atualmente é pároco da Paróquia Nossa Senhora do Líbano (Setor Pirituba da Região Episcopal Lapa). Em seu Instituto, Sociedade Joseleitos de Cristo, já foi ecônomo por 8 anos, membro do Conselho Geral e no último dia 31, no Capítulo Geral dos Joseleitos, foi eleito Vice Diretor Geral. 










sábado, 2 de fevereiro de 2013

JOSELEITOS ELEGEM NOVO CONSELHO GERAL

Depois de participarem do retiro espiritual, pregado por D. Leonardo ( Auxiliar de Brasília e Secretário da CNBB), os Joseleitos de Cristo, realizaram de 28 a 31 de janeiro o VII Capítulo Geral Ordinário. 

JOSELEITOS CAPITULARES COM D. MURILO

No dia 31, com a presença de D. Murilo Sebastião Ramos Krieger, SCJ (Arcebispo de São Salvador e Primaz do Brasil), elegeram o novo Conselho Geral, ficando assim composta a direção para os próximos 4 anos: 

NOVO CONSELHO GERAL  DOS JOSELEITOS COM D. MURILO


DIRETOR GERAL: Pe. Francisco de Barros Barbosa, sjc
ASSISTENTE GERAL: Pe. Júlio Cesar de Mello Almo, sjc
2 CONSELHEIRO: Pe. Francisco Valter Lopes, sjc
3 CONSELHEIRO: Pe. Vicente Batista de Paiva, sjc
4 CONSELHEIRO: Pe. Hélio de Oliveira Alves, sjc
5 CONSELHEIRO: Pe. João Justino Sobrinho, sjc


À nova direção os nossos parabéns e a certeza de nossas orações para um fecundo mandato.