sexta-feira, 13 de abril de 2012

Significado dos Santos Óleos



"O óleo tem a finalidade de fazer brilhar o rosto (Sl 103,15) e é o símbolo da alegria (Sl 44,8). Penetrante, sua unção significa a consagração de um ser a Deus, em vista da realeza, do sacerdócio ou de uma missão profética (Ex. 29,7). Mesmo edifícios e objetos são consagrados com a unção do óleo (Gn 28,18). O ungido por excelência é o Messias, O Cristo, que é o Rei, Sumo Sacerdote e o Profeta. Símbolo da alegria e da beleza, sinal de consagração, o óleo é também o unguento que alivia as dores e que fortalece os lutadores, tornando-os mais agéis e menos vulneráveis.
A Liturgia da Igreja privilegia três óleos, chamando-os de "Santos Óleos": Óleo dos enfermos, Óleo dos catecúmenos e Óelo do Santo Crisma. Os dois primeiros Santos Óleos são abençoados e o terceiro, o òleo Crismal, é consagrado na missa crismal que o Bispo celebra com todo o seu presbitério na 5ª feira santa pela manhã.
O Óleo dos Catecúmenos concede a força do Espírito Santo aqueles que serão batizados para que possam ser lutadores de Deus, ao lado de Cristo, contra o Espírito do mal.
O Óleo dos Enfermos que, em caso de necessidade poderá ser abençoado pelo padre, antes da unção do enfermo, é um sinal sensível utilizado pelo sacramento da Unção dos Enfermos, que traz o conforto e a força do Espírito Santo para o doente no momento de seu sofrimento. O doente é ungido na fronte e na palma das mãos.
O Santo Crisma é o oléo perfumado utilizado nas unções consacratórias dos seguintes sacramentos: depois da imersão nas águas do batismo, o batizado é ungido na fronte: na Confirmação é o símbolo principal, também é ungido na fronte: depois da Ordenação Episcopal, sobre a cabeça do novo bispo: depois da ordenação sacerdotal, na palma das mãos do néo-sacerdote.
Também é usado em outros ritos consacratórios, como na dedicação de uma Igreja, na consagração de um altar, quando o Santo Crisma é espalhado sobre o altar e sobre as cruzes de consagração que são colocadas nas paredes laterais das igrejas dedicadas (consagradas). Em todos estes casos, o Santo Crisma recorda a vinda do Espírito Santo que penetra as pessoas como o óleo impregna a cada um deles que o toca. Ele faz com que as pessoas sejam ungidas com a unção real, sacerdotal e profética de Jesus Cristo" (Lurdes)

Nossa Senhors do Líbano, rogai por nós!!!

segunda-feira, 9 de abril de 2012

Nascer é um direito - Campanha Nacional Contra o Aborto

Na próxima quarta-feira, dia 11/04, o Supremo Tribunal Federal (STF) realiza o julgamento sobre a descriminalização do aborto de anencéfalos – casos em que o feto tem má formação no cérebro.
Em agosto de 2008, por ocasião do primeiro julgamento do caso, a CNBB publicou uma nota que explicita a sua posição. “A vida deve ser acolhida como dom e compromisso, mesmo que seu percurso natural seja, presumivelmente, breve. (...)Todos têm direito à vida. Nenhuma legislação jamais poderá tornar lícito um ato que é intrinsecamente ilícito. Portanto, diante da ética que proíbe a eliminação de um ser humano inocente, não se pode aceitar exceções. Os fetos anencefálicos não são descartáveis. O aborto de feto com anencefalia é uma pena de morte decretada contra um ser humano frágil e indefeso. A Igreja, seguindo a lei natural e fiel aos ensinamentos de Jesus Cristo, que veio “para que todos tenham vida e vida em abundância” (Jo 10,10), insistentemente, pede, que a vida seja respeitada e que se promovam políticas públicas voltadas para a eficaz prevenção dos males relativos à anencefalia e se dê o devido apoio às famílias que convivem com esta realidade”.
MANIFESTEMOS NOSSA POSIÇÃO CRISTÃ, CONTRÁRIA A ESSE CRIME.
 
Nossa Senhora do Líbano, rogai por nós!!!!

domingo, 8 de abril de 2012

Domingo de Páscoa

"Páscoa significa renascimento, renascer.  Que neste dia tão especial possamos lembrar aqueles que estão aflitos e sem esperanças. Possamos fazer uma prece por aqueles que já não o fazem mais, porque perderam a fé em um novo recomeçar, pois esqueceram que a vida é um eterno ressurgir. 
 Jesus, não nos deixe esquecer que mesmo nos momentos mais difíceis do nosso caminho, tu estás conosco em nossos corações, porque mesmo que já tenhamos esquecido de ti, você jamais o faz. Pois, padeceste o martírio da cruz em nome do Pai e pela humanidade, que muitas e muitas vezes esquecem-se disso. Esquecem de ti e do teu sacrifício, quando agridem seu irmão, ignoram aqueles que passam fome, ignoram os que sofrem a dor da perda e da separação, usam a força do poder para dominar e maltratar o próximo, quando não lembram que uma palavra de carinho, um sorriso, um afago, um gesto podem fazer o mundo melhor. 
Jesus... Conceda-nos a graça de ser menos egoístas, e mais solidários para com aqueles que precisam. Que jamais nos esqueçamos de ti e de que sempre estarás conosco não importa quão difícil seja nosso caminhar!"

Assim começamos a nossa Missa de Páscoa, com Pe. Julio Cesar, Pe. Barboza, Pe. Edilson e irmão Leonardo com uma celebração de muito amor e reflexão. Nesta celebração tivemos a pequena Gabrieli, que foi batizada e apresentada a comunidade, seja bem vinda a nossa Paróquia assim como seus pais e padrinhos.
No término da Missa foi realizado o sorteio de Páscoa de duas lindas cestas de chocolate, e todos os presentes levaram um ovo de Páscoa para saborear como lembrança deste dia.

 

























Assim terminamos nossa Semana Santa, com a colaboração de todas as Pastorais e Movimentos envolvidos neste evento, Pe Júlio Cesar agradeceu à todos que participaram direta e indiretamente, pois como diz o ditado "a união faz a força", podemos dizer "a união faz vários e lindos momentos de celebrações e reflexões" 
Obrigado meu Deus por esta semana maravilhosa!

Nossa Senhora do Líbano, rogai por nós!!!

sábado, 7 de abril de 2012

Sabado Santo Vigília Pascal



A celebração é no sábado à noite, é uma Vigília em honra ao Senhor, segundo uma antiquíssima tradição, (Ex. 12, 42), de maneira que os fiéis, seguindo a exortação do Evangelho (Lc. 12, 35 ss), tenham acesas as lâmpadas como os que aguardam a seu Senhor quando chega, para que, ao chegar, os encontre em vigília e os faça sentar em sua mesa.
A Vigília Pascal se desenvolve na seguinte ordem:
  • Benção do Fogo - Abençoa-se o fogo. Prepara-se o círio no qual o sacerdote com uma punção traça uma cruz. Depois marca na parte superior a letra Alfa e na inferior Ômega, entre os braços da cruz marca as cifras do anos em curso. A continuação se anuncia o Pregão Pascal.
  • Liturgia da Palavra -Nela a Igreja confiada na Palavra e na promessa do Senhor, media as maravilhas que desde os inícios Deus realizou com seu povo.
  • Liturgia Batismal -São chamados os catecúmenos, que são apresentados ao povo por seus padrinhos: se são crianças serão levados por seus pais e padrinhos. Faz-se a renovação dos compromissos batismais.
  • Liturgia Eucarística -Ao se aproximar o dia da Ressurreição, a Igreja é convidada a participar do banquete eucarístico, que por sua Morte Ressurreição, o Senhor preparou para seu povo. 
Toda a celebração da Vigília Pascal é realizada durante a noite, de tal maneira que não se deva começar antes de anoitecer, ou se termine a aurora do Domingo.

Nossa comunidade participou efetivamente neste dia com suas pastorais e grupos de movimento. Pe. Júlio Cesar juntamente com Pe. Barbosa e Irmão Leonardo fizeram uma linda celebração, como seguem as fotos:





























Amanhã nosso Domingo de Páscoa!!!!

Nossa Senhora do Líbano, rogai por nós!!!