segunda-feira, 27 de fevereiro de 2012

Celebração de posse no Novo Pároco - Pe. Júlio Cesar de Mello Almo, sjc


A Paróquia Nossa Senhora do Líbano, participou com muita alegria neste dia 26/02/2012 da Celebração de posse do Novo Pároco Pe. Julio Cesar de Mello Almo, sjc. Houve empenho de toda a comunidade para realizar este evento, onde tivemos a presença de Dom Julio, vários padres e convidados que vieram recepcionar o nosso novo padre, tivemos também pessoas de Taubaté e Salvador por onde o Pe. Julio Cesar teve sua trajetória.


 
 Igreja lotada para esta celebração de posse

 Dom Julio recepcionando o Pe. Júlio Cesar

 Apresentação à comunidade

Entrega das Chaves da Igreja ao Pe. Júlio Cesar, pelo casal Pedro e Leopoldina

Durante o Rito da Paz o Pe.Júlio Cesar recebeu cumprimentos da paz através dos coordenadores de pastorais representando toda nossa comunidade

 Clube de Mães - Joana

 
 Grupos de Rua - Neide

 Ministros Extrordinários da Sagrada Comunhão - Monica

 Ministério de Música - Marlene

 Nossa Senhora das Graças - Márcia

 Pastoral Catequética - Betania

Pastoral da Comunicação - Representante de Meire Barboza - Salete


 Pastoral da Liturgia - Lurdes

 Pastoral da Saúde - Cida 

 Pastoral do Batismo - Givaldo

 Pastoral do Dízimo - Sonia

 Pastoral dos Coroinhas - Antonia

 Promoção Social - Mariana

 
 Renovação Carismática  Cristã - Gilmar

Apostolado da Oração - Maria Vitória

 Legião de Maria - Vera

 Movimento Schoenstatt - Cleide

Em nome da comunidade a Salete fez uma saudação ao nosso pároco Padre Julio Cesar
 
Ao término da celebração foram feitos os devidos agradecimentos a Dom Julio pela presença e demais convidados e participantes,  todos encaminharam-se ao Centro Comunitário para o Café da Manhã.

 Começamos assim o nosso primeiro domingo da Quaresma, e com a chegada do nosso pároco Pe. Júlio Cesar, nossa comunidade estará  à disposição para desenvolver sempre um trabalho de união, rezando muito para que o crescimento esteja sempre presente entre nós.



Nossa Senhora do Líbano, rogai por nós!!!!

sábado, 11 de fevereiro de 2012

Você sabe comungar?

Recebi esta citação de uma amiga muito querida, e gostei muito, estou repassando para todos que frequentam este Blog, não para criticar ou ensinar alguma coisa, somente para que possamos refletir. Só não pude colocar o nome do autor, pois desconheço.


"Você sabe comungar?

Lá vem de novo aquela perguntinha retórica… Claro que sim – você me responde – mas qual é o problema dessa vez? Calma. Talvez você esteja certo. Realmente quero acreditar que a maioria das pessoas sabe receber a Eucaristia. Na verdade, é a coisa mais fácil do mundo: coloque a mão direita debaixo da esquerda e, diante do sacerdote ou ministro extraordinário, olhe quando ele apresentar “o Corpo de Cristo” e responda amém. Simples, não?Bom, existe também outra forma, mais tradicional (embora não seja a mais antiga em se tratando da história da Igreja como um todo), que é receber a hóstia diretamente na boca. Nesse caso, como é obvio você não coloca a mão para receber, mas simplesmente… abre a boca! Sem esquecer-se de dizer amém antes!Fácil. Totalmente compreensível até para as crianças do catecismo que, aliás, em minha opinião, são as que menos erram. Porém, meus queridos leitores, além desses dois únicos modelos de receber a Eucaristia, o povo criou outros inumeráveis. Obviamente TODOS errados!Quando eu era adolescente, conheci um padre que dizia já ter contado 16 modos diferentes, além dos dois acima citados, de receber a comunhão. Eu não fiz as contas, pois são tantos os que já contaram que não caberiam aqui (ficaria um texto muito enfadonho…), mas, com certeza, ultrapassam em muito a conta do velho sacerdote. Vamos nos divertir um pouco? Quais são essas maneiras erradas de comungar?
  1. Não dizer amém após o padre ou o ministro extraordinário apresentar a hóstia e dizer “o Corpo de Cristo”.
  2. Dizer amém antes disso.
  3. Dizer amém duas ou mais vezes (acredite isso acontece mesmo…).
  4. Repetir o que o padre diz e falar junto com ele “o Corpo de Cristo, amém”.
  5. Beijar a hóstia antes de comungar.
  6. Sair da frente do sacerdote (ou ministro) com a Eucaristia ainda na mão.
  7. Sair de ré derrubando os outros que vêm atas.
  8. Dizer outras coisas além de amém. Por exemplo: “graças a Deus”, “glória a vós Jesus”, “te amo Senhor”… etc. Tem erros também da parte do padre. Um dia quando eu era leigo, o padre me deu a hóstia e, em vez de dizer “o Corpo de Cristo” ele disse: “depois eu quero falar com você…”
  9. Pegar a hóstia com dois dedos, como que “pinçando”. Essa é clássica. Muita gente faz isso e às vezes porque foram orientadas erroneamente a fazer assim.
  10. Vir com as mãos como se fosse para receber e abrir a boca. Afinal, o que você quer mesmo?
  11. Colocar as mãos baixo demais, na altura da barriga. Às vezes as crianças fazem isso, mas também os adultos, como se eu fosse entregar para o umbigo.
  12. Vir conversando na fila, saudando as pessoas, olhando para os lados, rindo, sem prestar atenção ao momento sagrado que está acontecendo.
  13. Abrir só uma brechinha da boca para o padre acertar como se fosse uma ficha em máquina de refrigerante ou cartão telefônico. Algumas vezes enfiei a hóstia entre as gengivas e os dentes da criatura que teve preguiça de abrir a boca…
  14. Lamber os dedos do padre… eca!
  15. Ficar longe demais fazendo com que o padre tenha que esticar o braço ou dar um passo à frente para dar a Eucaristia.
  16. Furar a fila. Essa é boa, até fila de comunhão o povo quer furar…!!!
  17. Vir com as mãos sujas. Já coloquei Jesus em cima de muitos números de telefone.
  18. Vir com terços, papel de cânticos ou outros objetos ocupando as mãos.
  19. Colocar a mão direita em cima da esquerda. Esse é um gesto discreto e disfarçado de comungar com os dedos. Parece que se tem preguiça de tirar a mão de baixo para pegar a hóstia depois. O brasileiro tem “jeitinho” pra tudo.
  20. Abraçar os dedos da mão esquerda com a mão direita por baixo. Estranho? Vá dizer pra quem inventou…
  21. Fazer uma reverência na hora que o padre apresenta o Corpo de Cristo. Nada contra os atos de devoção, o problema é que se você apresentar a hóstia e a pessoa em vez de responder, mostra os cabelos é, no mínimo, muito esquisito. Se você quiser fazer uma reverência, deve-se fazer antes de chegar a sua vez.
  22. Colocar as mãos de modo correto, mas não deixar que se coloque a hóstia na mão querendo pegá-la antes. Essa também é clássica.
  23. Dizer amém com a hóstia na boca. Sua mãe nunca lhe ensinou que é falta de educação falar com a boca cheia?
  24. Não prestar atenção se ficou algum fragmento da Santíssima Eucaristia na sua mão. Essa é grave!
  25. Se benzer depois de receber a hóstia.
  26. Se benzer com a hóstia na mão, o que é pior ainda!
  27. Falar com o padre ou com o ministro alguma coisa que não seja amém. Essa é o contrário daquela que aconteceu comigo.
  28. Sair cortando a fila pelo lado errado. Essa é irritante. A pessoa recebe a Eucaristia do lado direito (quando são duas filas) e quer voltar pelo lado oposto, passando pela frente do sacerdote, atrapalhando a fila do lado, é uma confusão. Se fosse ao trânsito era batida na certa!
  29. Colocar a hóstia na boca com a mão e não com os dedos. Por mais horrível que pareça, isso não é raro. Muita gente faz dessa forma, em vez de pegar a eucaristia com os dedos da mão direita (que está embaixo da esquerda) leva a hóstia à boca na palma da mão, como quem engole um comprimido, sei lá… nem sei comparar.
Tem alguma outra? Com certeza, infelizmente, sim. Mas por enquanto são essas as formas erradas que eu lembro. Como eu falei os erros não estão somente da parte de quem recebe, mas às vezes também da parte de quem distribui a Sagrada Comunhão. Quem entrega a Eucaristia, deve apenas mostrar a partícula (como se chama a hóstia pequena dada aos fiéis) e dizer em voz alta “o Corpo de Cristo”. Em seguida, depois do amém, coloca-se a hóstia na mão ou na boca do fiel, conforme o caso. Nada mais.Já soube de um ministro extraordinário da comunhão que colocava várias hóstias na mão e ficava distribuindo como se fossem fichas. Horrores à parte, o que vale é sempre termos atenção para fazermos tudo com dignidade e respeito que é devido à Santa Eucaristia. Uma observação importante: de modo algum alguém é proibido pela Santa Sé de comungar de joelhos ou usar o tradicional véu sobre a cabeça, no caso das mulheres. Não é mais a forma ordinária, normal de comungar, mas nem por isso é proibido como querem dizer alguns. Quando a reforma litúrgica, a partir do Concílio Vaticano II optou por se receber a comunhão na mão e de pé, não estava introduzindo uma “novidade modernista” de sabor “protestantizado”, mas sim retomando a tradição mais antiga da Igreja, desde os primeiros séculos, em que se comungava assim. Estar em pé, na liturgia, significa desde os primórdios estarem ressuscitado com Cristo. De fato, o vocábulo bíblico levantar é o mesmo usado para ressuscitar. Na tradição litúrgica antiga, por exemplo, era proibido ajoelhar-se no tempo pascal, para reforçar esse simbolismo de que, pelo batismo, nós ressuscitamos com Jesus para uma vida nova. Portanto, comungar na mão, com o devido respeito que a liturgia existe, não diminui a Eucaristia, mas pode nos dar o sentido de que somos mais que servos, somos amigos e filhos de Deus. Comungar de joelhos, por sua vez, evidencia a reverência e a adoração que são devidas a Deus. É uma tradição também muito antiga (embora não tanto quanto comungar de pé) e talvez a maioria dos santos que conhecemos tenha comungado sempre assim na sua vida. Em suma, as duas formas estão certas e uma não exclui a outra. Só uma observaçãozinha a mais: se você for comungar de joelhos, seja prático. Aí vão alguns erros dessa forma de comungar:
  1. Fazer genuflexão com um joelho só. Não invente! Se vai comungar de joelhos, faça certo: ajoelhe-se com os dois joelhos. Diga amém em voz alta e receba a hóstia na boca.
  2. Ajoelhar-se sem ter forças para levantar. Já teve gente que se agarrou na minha túnica para não cair! Se você não consegue mais se ajoelhar e levantar sozinha, assuma a idade e o peso! Comungue de pé.
  3. Receber a comunhão de joelhos e na mão. Isso é errado. Ou um rito ou outro, a comunhão na mão se recebe de pé. "
  Vamos Refletir!!!!!!!!!!






Nossa Senhora do Líbano, rogai-por nós!!!!

quarta-feira, 8 de fevereiro de 2012

A despedida final - A Viagem

Acompanhamos ( Mariana, Cleide e Eu ) o Pe. Valter para  o início de uma nova jornada em sua vida de pároco.
Seu onibus saiu hoje, 08 fev, 0930hs para Salvador.

Demonstrava ainda preocupações de não haver deixado nada em pendência com nossa comunidade, mas também se percebia sua ansiedade para o início da viagem.

Que seja abençoado no seu novo lugar de trabalho. (palavras de Gilberto)

Gilberto, Pe Valter e Cleide

Pe. Valter, Cleide e Mariana

A verificação da passagem

Até breve!!!!!!

Pronto para a partida!!!!

Adeus!!!!!!


Nossa Senhora do Líbano, rogai-por nós!!!!

Missa de Despedida do Pe. Valter e Batismo - 05/02/2012

No último dia 05 de fevereiro de 2012, foi realizada uma Missa de Despedida para o Pe. Valter, nesta missa foi realizado o Batizado de cinco crianças, foi um momento de muita alegria. A comunidade recebeu com muito carinho estes novos filhos de Deus.
A comunidade da Igreja Nossa Senhora do Líbano também se uniu para fazer uma missa para ser guardada na lembrança de todos, por mais este padre que passou em nossa vida. Temos certeza que o Pe. Valter fez a diferença para muitos.
Algumas palavras que foram ditas pela comentarista Salete no final da celebração:
"Queremos enfim agradecer a Deus por você Pe. Valter...
Lembro o quanto estávamos ansiosos para recebê-lo há dois anos:
"-será que vamos gostar deste novo padre?" - nos perguntávamos...
E hoje estamos aqui dizendo: um "até breve" e tentando encontrar palavras que traduzam o quanto você significa para nós. Pena que ficou conosco tão pouco tempo.
Existem pessoas que convivem anos conosco e pouco representam, outras ao contrário surgem em nosso caminho e sem que se perceba gravam seu nome em nossa existência: e você com certeza foi uma delas.
Lembraremos com carinho e gratidão deste nosso querido padre-menino, principalmente quanto evocarmos Nossa Senhora "Cidinha" como você carinhosamente nos ensinou a chamá-la.
Ainda que distante tenha a certeza: não o esqueceremos.
Você marcou a nossa história. A sua dedicação, o seu trabalho, o seu carinho ficarão plantados em nossos corações.
E nos restará apenas a saudade...
Mas afinal, o que é saudade?
Saudade Pe. Valter, é o amor que fica!
E o amor que fica por você é eterno.
Que bom que existe saudade!"

Alguns momentos:

Procissão de entrada, as crianças à serem batizadas, os leitores, os ministros de eucaristia e o Pe. Valter
Iníco da Celebração
Animação da missa ficou por conta do Grupo de Canto
A primeira Leitura realizada por Lurdinha
O Salmo realizado por Marlene
Segunda Leitura realizada por Antonia Fava
A Igreja estava lotada de pessoas da comunidade para a despedida do Pe. Valter

O Batizado, momento muito importante na vida das crianças, pais e padrinhos.
A Benção final
A Pastoral da Comunicação entregou ao Pe. Valter um cartão com algumas fotos da sua trajetória em nossa comunidade e com a assinatura de todos os presentes nesta missa.
Pe. Valter admirando o cartão.

Pe. Valter Deus o abençoe! E a comunidade da Igreja Nossa Senhora do Líbano agradece!!!!!


Nossa Senhora do Líbano, rogai-por nós!!!!!!!"

quinta-feira, 2 de fevereiro de 2012

7º Aniversário de Ordenação Sacerdotal - Pe. Valter

"Desde as minhas primeiras memórias, desejei ser padre...
Caminhei sem desistir e acreditando no chamado de Deus.
Tornei-me sacerdote no dia 30 de janeiro de 2005.
Foi um momento inesquecível.
Com a graça de Deus, hoje celebro sete anos de ordenação!
Sou muito grato por tua presença fraterna em minha caminhada.
Deus te abençoe!" (Pe.Valter)

Estas foram as palavras do Pe. Valter no dia da comemoração do 7º Aniversário de sua Ordenação Sacerdotal, que a Igreja Nossa Senhora do Líbano comemorou, com muito carinho ao nosso querido pároco.
A seguir algumas fotos para ilustrar e guardarmos de lembrança deste dia maravilhoso.

Início da missa, com grande presença dos paroquianos para celebrar este dia tão importante,
Pe. Valter inciando a celebração,
Um momento de louvor a Deus,
Participação do Grupo de Canto,
Na hora do ofertório os símbolos que marcam o caminho do Pe. Valter, NªSªAparecida (Cidinha) e a estola,
Apresentação da Cidinha,
Apresentação da estola,
Consagração,
Participação dos paroquianos,
Pe. Valter ouvindo as homenagens,
Pastoral da Saúde agradecendo ao Pe. Valter por sua participação e dedicação,
Em nome do Sagrado Coração de Jesus foi entregue um cartão de agradecimento,
As crianças também agradeceram ao Pe. Valter, com muita emoção,
Representando toda a comunidade o sr. Gilberto desejou toda a sorte ao padre e entregou um lindo presente,
Pe. Valter mostrando o presente da comunidade,
Pe. Valter chegando na festa realizada em sua homenagem,
Muito emocionado e preparado para apagar a vela do bolo,
Agradecendo a comunidade pela presença e participação de todos.

Pe. Valter, que muitos anos ainda tenha pela sua vida afora, que seu caminho seja todo de luz.

Nossa Senhora do Líbano, rogai por nós